![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3ca3/e8e4/4e94/9b00/01ad/newsletter/1110-image01of43.jpg?1376009344)
Embora finalmente não escolhido pelo júri oficial, que elegeu o projeto de HESSELL & Herzog de Meuron, esta proposta de Eduardo Velasquez, Manuel Pineda e Santiago Medina para a renovação da Flinders Street Station recebeu a maior parte de votos do público, vencendo o People’s Choice Award, premiação onde o júri popular elege a sua proposta favorita pela internet. O conceito de 'Jardim dentro da Estação' procura ativar a orla norte do rio, assim como o limite oeste do terreno, além de fortalecer a conexão com a Federation Square; a ideia era não só fazer da estação um importante nó dentro de Melbourne, mas um novo centro social e cultural para a cidade. Mais imagens e descrição do arquiteto na continuação.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3ca5/e8e4/4ebc/d300/020c/newsletter/1110-image02of43.jpg?1376009348)
Do Arquiteto. A Experiência Ferroviária será consideravelmente reforçada no projeto com a inclusão de um novo ponto de encontro - 'Concourse Ocidental' - e uma extensa cobertura que irá cobrir as plataformas. Essa cobertura será repleta de vazios que permitem que luz, ar e vegetação possam se estender para baixo, para as plataformas dos trens. O atual 'Concourse Oriental' e as plataformas de trens serão estendidos para acomodar o aumento previsto no número de passageiros. As instalações aumentadas previstas no projeto irão transformar a Flinders Street Station num excitante destino ao invés de apenas uma plataforma de transporte transitória como é atualmente.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3cd7/e8e4/4ebc/d300/020d/newsletter/1110-image03of43.jpg?1376009398)
Um dos componentes chave do projeto foi o reuso da Banana Alley. É importante que nós estamos aptos a ativar a parcela Ocidental do terreno para atrair pessoas da Queens Bridge e ao longo da Flinders Street para a proposta, além de criar uma ligação com o Esplanade Park e o Batman Park a partir da estação. O desenvolvimento na parte à oeste do terreno está na forma de uma combinação de interesses públicos e privados. A instalação de alguns equipamentos como um hotel de luxo, espaços para salas comerciais, um Parque Interativo Sustentável com praças abertas e espaços verdes e a revitalização da Banana Alley Vaults conferem uma solução balanceada e socialmente responsável para esta região.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3def/e8e4/4eff/f200/01f0/newsletter/1110-image13of43.jpg?1376009671)
O desenvolvimento de um parque urbano por sobre a cobertura da estação a transforma num espaço público altamente acessível e de grande usabilidade, que engloba o viajante habitual e a experiência do turista de Melbourne, além de contribuir para seu estatus de uma das cidades mais agradáveis do mundo.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3e18/e8e4/4e94/9b00/01b2/newsletter/1110-image17of43.jpg?1376009746)
O projeto de todo o terreno permite uma multiplicidade de usos que uma cidade moderna como Melbourne deve esperar de seus espaços públicos. O novo Setor Oeste, a revitalização cultural e comercial do Edifício Administrativo, a hospitalidade do Átrio no Cubo de Vidro, a transformação da cobertura da ferrovia num vibrante Parque Urbano, todos servem para ativar a Flinders Street Station, demonstrando que este projeto é mais que uma solução arquitetônica. É uma peça vital do quebra-cabeças para elevar o status de Melbourne além daquele de uma das cidades mais agradáveis do mundo para uma das melhores cidades do mundo.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3fc0/e8e4/4ebc/d300/0218/newsletter/1110-image36of43.jpg?1376010142)
Os trabalhos estruturais consistem de uma nova cobertura por sobre as plataformas ferroviárias para criar um Parque Urbano para pedestres com um bom paisagismo, o Edifício de Uso Misto elevado no limite oeste do terreno, e o Átrio no Cubo de Vidro adjacente ao Edifício Administrativo. O sistema de resistência de cargas laterais proposto para essa cobertura incorpora os 'núcleos de estabilidade' em concreto armado que continuam ao longo da estrutura da cobertura ao nível das fundações. O edifício à oeste é suportado por gravidade e cargas laterais em quatro paredes estruturais de concreto armado, localizados fora da zona dos trilhos para remover a necessidade de transferir carregamentos por sobre o alinhamento dos trilhos. As paredes perimetrais do edifício incorporam treliças em aço de três pavimentos de altura; essas suportam as plantas livres de colunas e transferem os carregamentos para esses núcleos de concreto. A estrutura do Átrio consiste de pórticos treliçados em aço que suportam uma cobertura e paredes de vidro.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3fcc/e8e4/4e94/9b00/01b9/newsletter/1110-image37of43.jpg?1376010158)
O Redesenvolvimento da Flinders Street Station engloba sustentabilidade, tomando como inspiração exemplos que encontramos na natureza, como maneira de proporcionar uma comunidade urbana que é socialmente justa, culturalmente rica e ecologicamente restauradora. Essa abordagem biomimética é uma resposta crucial num mundo de recursos naturais limitados e de mundanças climáticas. Incorporamos uma série de características de projeto sustentáveis na proposta, tais como reuso e conservação da água, produção de energia in loco, tecnologia automatizada para o controle da luz e sombras, e coleta de resíduos a vácuo. Estratégias de restauro serão utilizadas nos edifíicios históricos para melhorar suas fachadas e sistemas construtivos para alcançar significativas reduções no consumo de energia. Para este projeto, optamos por aplicar o Living Building Challenge, um quadro de liderança internacional para sustentabilidade. Flinders Street Station será vanguarda em inovação sustentável que irá definir um novo padrão de excelência - transformando o terreno, a cidade e a região.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5204/3df3/e8e4/4e94/9b00/01b1/newsletter/1110-image14of43.jpg?1376009681)
Nosso processo criativo propõe a construção de mais de dez sub-projetos individuais, que permitirão que os custos sejam adiministrados ao longo do tempo. Além disso, esse processo permite a receita gerada a partir de componentes completados seja incorporada no financiamento do projeto das etapas futuras. A proposta seria desenvolvida progressivamente de oeste à leste, iniciando com a Porção Ocidental e terminando no 'Concourse Oriental' e a reconfiguração das paradas do tram nas ruas Flinders e Swanston. É estimado que da finalização do projeto ao completo desenvolvimento das 10 fases de implantação, levaria aproximadamente 7 anos para a finalização das obras.