Descrição enviada pela equipe de projeto. O Self-Assembly Lab do MIT exibiu o projeto Fluid Crystallization como parte da exposição Architectural League 2013, na Parson’s Gallery em Nova Iorque. A instalação Fluid Crystallization - uma colaboração entre o diretor do Self-Assembly Lab do MIT, Skylar Tibbits e o diretor do The Molecular Graphics Lab, Arthur Olson - investiga a auto-construção hierárquica e não-determinística de um grande número de partes envolvidas em um meio fluido.
350 esferas ocas são submergidas em um tanque de vidro cheio de água. Armaduras, modeladas segundo a estrutura de átomos de carbono, seguem a geometria das ligações intramoleculares covalentes dos átomos. Estruturas intermoleculares formadas a partir das esferas interagem umas com as outras em padrões mono, bi ou tridimensionais. A característica auto-construtiva bastante dinâmica do sistema oferece um vislumbre do momento da mudança de fase entre sólido, líquido e gasoso. A turbulência da água proporciona energia ao sistema, aumentando a entropia, o que permite que as estruturas se auto-construam, passando entre as fases gasosa, líquida e sólida. O polimorfismo pode ser observado onde a mesma estrutura intramolecular se solidifica em mais de uma forma cristalina, exemplificando a natureza versátil do carbono como um elemento que constrói a vida.
Projeto: Skylar Tibbits, Fundador e Diretor, SJET LLC & Professor MIT, Departamento de Arquitetura; Arthur Olson, The Molecular Graphics Laboratory, The Scripps Institute, CA
Equipe de Projeto: Graham Francis, Marianna Gonzalez, Amir Soltanianzadeh, Monica Zhou, Veronica Emig
Fluid Crystallization foi possível graças ao apoio do Departamento de Arquitetura do MIT e da Architectural League de Nova Iorque.