-
Arquitetos: Tony Caro Architecture
- Área: 29600 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Brett Boardman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é o primeira de três fases, de um plano diretor para 1100 apartamentos desenvolvido pelo TCA, em colaboração com a cidade de Sydney e o cliente para este local altamente significativo ao longo do corredor da South Dowling Street ligando a área central de Sydney com o Aeroporto. O lugar é uma parte fundamental dos arredores de Victoria Park e da requalificação urbana mais ampla realizada pelo Governo do Estado e da Câmara Municipal das Praças Verde. O TCA têm trabalhado neste setor de mercado por alguns anos, impulsionado por interesses em cidades, a realização de projetos urbanos integrados e no melhoramento dos resultados de qualidade de vida para as pessoas dentro de um contexto comercial prioritário altamente rígido.
O Plano Diretor foi criado de uma forma que facilitou oportunidades para apartamentos com um alto nível de amenidades, juntamente com uma rede legível de ruas e espaços de pátios / jardim acessíveis para o desfrute do público e moradores. O estacionamento foi colocado abaixo do solo para estender o plano de terra através do local, criando altos níveis de acessibilidade e permeabilidade visual.
Restrições comerciais são endêmicas para a natureza deste tipo de projeto e segmento de mercado. Vemos isso como sendo um parâmetro legítimo e desafiador de projeto, e estão continuamente desenvolvendo o nosso entendimento de como produzir um design robusto que é capaz de enfrentar os rigores da engenharia de valor, inovação e construção rápida. Esta foi também uma oportunidade para continuar o nosso interesse em melhorar a maneira que essa tipologia refere-se ao domínio público. Com a oferta de espaços públicos úteis e inequívoca em todo o local, todas as fachadas do edifício tornaram-se visíveis e do, e a partir de uma parte do domínio público. Existe um risco com esta escala de desenvolvimento que uma aglomeração esmagadora de edifícios resulte num domínio público implacável e visualmente comprometido.
Este objetivo foi alcançado por uma resistência à ampla escala local de um partido arquitetônico uniforme e ainda, fazendo a expressão da construção individual se relacionar com o seu contexto imediato. Esta relação mais dinâmica com a vizinhança resultou em táticas como os elementos arquitetônicos emolduradas e articulada de mega escala adjacentes à movimentada rodovia de Southern Cross Drive, a fina modulação metálica da baixa fachada do norte, e a alvenaria delicadamente texturizada e perfurada voltada para a Defries Avenue, a oeste.
A forma de torre foi gerada pela articulação do plano em quatro elementos verticais rotacionados em torno do núcleo, com dois elementos distintos de canto, que levam para a entrada no portal sul da cidade e da própria cidade ao norte. As caixas empilhadas multi-níveis que formam estes elementos têm plantas idênticas e alcançam sua complexidade visual através da rotação dos elementos de brise, fora da linha de fachada do recinto. Nós sentimos que esta era uma estratégia de projeto de custo eficaz para atingir a diversidade arquitetônica dentro das rigorosas restrições comerciais do mercado residencial de alta densidade de Sydney.