- Ano: 2013
Texto do arquiteto:
Até sua revitalização, Halle A era uma loja metalúrgica da empresa de utilitários Stadtwerke München. O salão com pé direito de 10,4 metros faz parte do complexo de indústrias Heizkraftwerk Süd CHP, situado na área verde ao sul do Rio Isar.
A intenção inicial de preservar o caráter do salão foi mantida, criando-se um estúdio baseado na atmosfera industrial do espaço e que mantém suas características externas através de todo seu interior. A paleta de cores baseia-se nos materiais e texturas prevalentes no complexo, com suas construções em tijolos aparentes dos comércios especializados.
A estrutura interna é determinada por duas casas de duas águas com dois pisos de escritórios individuais. Junto com o antigo escritório do capataz, eles formam um conjunto que produz o efeito de uma praça coberta no espaço intermediário. Apesar do tamanho deste espaço, ele é dividido em zonas distintas e áreas funcionais que criam a sensação de intimidade. A área superior do espaço é ocupado pelos andares superiores dos edifícios e as salas de conferência e de reuniões inserem-se no antigo escritório do capataz.
Antes que o planejamento fosse iniciado, foram realizadas entrevistas com todos os funcionários para determinar suas necessidades individuais. A cozinha é, portanto, concebida como uma sala privada para o pessoal, enquanto a biblioteca é o lugar onde os visitantes são recebidos e reuniões informais são realizadas. Os armários que revestem as paredes de cada extremidade de uma bancada de trabalho designa o início da área de trabalho. Estas prateleiras combinam uma variedade de funções, sendo utilizadas para o armazenamento e arquivamento, bem como servindo como estações de trabalho e guichês de recepção. Halle A é um estúdio, local de trabalho e espaço de estar para as pessoas que ali trabalham e para os visitantes.