-
Arquitetos: Ramon Coz + Benjamin Ortiz
- Área: 400 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Sergio Pirrone
-
Fabricantes: Arteknia, Atika, Escenium HAUS, Leaf, Teka, VALVO, Ventanas Schucco, tecnomadera
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se insere no lugar a partir da condição topográfica e panorâmica do terreno.
O desnível, de uma altura no sentido perpendicular às vistas e ao volume principal construído, define os dois níveis da residência, que se articulam mediante o único elemento vertical: a chaminé em pedra preta que atravessa todos os andares.
O nível superior de acesso contém os principais recintos: estar, copa, cozinha e dormitório principal, acompanhados por dois terraços protegidos do vento e uma varanda contínua, definida pelo revés do fechamento de vidro em sua fachada oeste.
O nível inferior contém um programa de cinco dormitórios e uma sala de estar familiar.
O entorno imediato e as vistas panorâmicas que possuem o terreno determinam a posição paralela ao horizonte do volume envolvente do programa principal. Assim, todos os recintos possuem vistas para o mar e as circulações se desenvolvem pelo lado do bosque.
A fachada frontal é completamente envidraçada e se abre totalmente às vistas e para o mar. Na face posterior, definida como a área de chegada, o volume se apresenta com uma fachada mais hermética, tratada com travessas de madeira intercaladas, deixando vistas parciais para o bosque.