- Ano: 2013
-
Fotografias:Nigel Young - Foster + Partners, Michele D'Ottavio, David Vicario
-
Fabricantes: Artigo, Cricursa, Muebles Cook
Descrição enviada pela equipe de projeto. Unindo as faculdades de Direito e Ciência Política dentro de um campus único e moderno para 5 mil estudantes, o projeto criou novas instalações flexíveis para a Universidade de Turim e estabeleceu novas conexões entre a instituição e a comunidade como um todo. O projeto liga o antigo terreno industrial da Italgas na margem sul do Rio Dora com o bairro de Borgo Rossini, regenerando um antigo quarteirão industrial próximo ao centro histórico da cidade, e transformando a antiga fonte de energia de Turim em uma potência educacional para prosperidade futura.
O projeto é uma interpretação moderna do tradicional quadrilátero enclausurado, formado por dois edifícios ligados, unidos por uma única cobertura e organizados em torno de um pátio central. Uma nova biblioteca de quatro andares é alocada ao norte do terreno, paralela ao Rio Dora, tendo as faculdades de Direito e Ciências Políticas ao sul - cada faculdade tem sua entrada própria a partir do pátio central. O pavimento térreo acomoda vestíbulos de leitura, espaços de circulação e socialização, e as salas de aula nos andares mais silenciosos acima. O primeiro nível é visto como um mezanino com um átrio de entrada em pé direito duplo para cada faculdade, animando a rota linear que percorre toda a extensão do edifício. O mezanino do segundo andar incorpora entradas, espaços de estar e de lazer, além de um teto verde no topo da faculdade de Ciências Políticas, fornecendo locais tranquilos para o estudo. As placas do piso são passíveis às mudanças nas prioridades de ensino, e um projeto inovador para o auditório de 500 lugares permite que este seja dividido em dois, com 250 assentos de cada lado.
Sensivelmente combinando existentes e eficientes novas estruturas, alguns dos edifícios históricos do terreno foram remodelados para abrigar uma lanchonete e serviços para os estudantes - o antigo edifício da Piccolo Italgas sinaliza a entrada principal do campus, alcançado através dos jardins revitalizados Via Vegezzi. O plano diretor cria um oásis, livre de trânsito, no centro de uma cidade atormentada por congestionamentos - o acesso de veículos é feito pela Corso Farini, onde uma garagem coberta fornece abrigo e rota acessível até à biblioteca e aos edifícios da faculdade. Estabelecendo um extenso espaço de convivência, os edifícios estão cercados por uma série de novos espaços verdes, praças e pátios abertos, convidando as pessoas a adentrarem o campus. O paisagismo conta com um sinuoso "passeio do filósofo", assim como novos percursos ribeirinhos e rotas pedonais que promovem o movimento e a vivacidade do local e ligam-se à via férrea e aos serviços de ônibus locais. Além disso, mais de 7.200 metros quadrados de azulejos de pavimentação fotocatalíticos foram utilizados na difícil tarefa de neutralizar os efeitos poluentes da poeira.
Os prédios incorporam uma série de funcionalidades para a poupança de energia, desde estratégias passivas tais como o telhado inclinado, cuja profundidade é determinada pela análise do caminho solar, até a pesquisa da quantidade de energia incorporada pelos materiais - a equipe de projeto especificou a madeira com certificado FSC para todo o prédio, incluindo madeiramento Ajus para os painéis acústicos no teto da biblioteca e bambus sustentáveis pavimentando o hall da graduação. A combinação entre iluminação natural e artificial reduz o uso de energia em quase 20%, sistemas inteligentes de controle da edificação asseguram a eficiência operacional e uma fonte tri-generation fornece aquecimento e arrefecimento, enquanto exige até a 20% menos que as instalações de plantas individuais.
Gerard Evenden, Senior Partner, Foster + Partners: "Como uma série de nossos projetos educacionais, um dos objetivos centrais do nosso projeto para a Unversidade de Turim foi trazer um ambiente social e amigável ao campus com novos espaços públicos e instalações compartilhadas com a comunidade. Colocando o refeitório, livraria e lanchonete no centro do terreno ajudou a criar um destino a esta antiga área industrial, e a combinação entre os novos e remodelados edifícios fornecem marcos para o local. O projeto também mostra nosso comprometimento com o design sustentável - como o Instituo Masdar, o primeiro edifício deste tipo a ser completamento movido a energia solar, o edifício de Turim apresenta uma série de estrategias passivas e ativas para evitar o desperdício e reduzir a energia gasta, o espaço verde amigável ao pedestre é um oasis no centro de uma cidade atribulada."