-
Fotografias:Tim Mantoani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Atendendo quase um milhão de visitantes anualmente, esse projeto de banheiro público transcende o mero aspecto funcional. Convidados pelo proprietário, os residentes locais participaram ativamente do processo desde seu início, trabalhando para agregar a este programa tão simples valores da comunidade; boêmio, artístico e sustentável, captura o clima tranquilo do litoral.
A partir de elementos das imediações, o projeto mimetiza a grelha incomum das ruas da cidade. Isso se dá pelo deslocamento dos vértices da planta retangular. Como consequência disso, sempre se veem duas faces de cada vez, nunca uma elevação plana.
A fina cobertura em balanço projeta-se além das paredes estruturais, fazendo referência à gaivota em voo do adesivo de Ocean Beach, onipresente nos carros da região. As letras "OB" estão na face voltada ao oceano, constantemente visíveis aos visitantes
Em reconhecimento à conexão e apreço da comunidade pelo ambiente natural, o conjunto tem um consumo mínimo de energia, 100% dotado de iluminação e ventilação naturais. A iluminação noturna é feita por instalações de LED de baixo consumo e vida útil longa e um sistema de painéis fotovoltaicos de 2,8 kW supre toda a modesta necessidade de energia do edifício, o que resulta em independência da rede de eletricidade. Bicicletário para a demanda local, e bancos voltados para a quadra de vôlei adjacente oferecem conveniência e descanso.
Refletindo o ecletismo, a diversidade e a sensibilidade artística do lugar, a construção inclui uma obra de arte pública de larga escala que reveste toda a cobertura. O trabalho é composto de uma série de anéis de texto que incorporam histórias da comunidade, assim como eventos recentes, sobre um fundo abstrato que simula um céu azul com nuvens.
Vendo a construção a distância no momento exato, é possível testemunhar o sol se pondo entre a cobertura e as paredes da estrutura.