-
Arquitetos: FKP Architects
- Área: 11000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Donal Murphy
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Fitzgerald Kavanagh and Partners projetou o Centro Estudantil UCD, que venceu o RIAI Irish Public Architecture Choice Award 2013 na categoria Edifício do Ano e Melhor Projeto Acessível, apoiado pelo Centro de Excelência em Design Universal. O Centro Estudantil UCD é o novo epicentro esportivo, social e acadêmico de UCD. O projeto ocupa uma posição única na história do campus Belfield, o primeiro inteiramente fundado por seus alunos. O FKP Architects acredita que o projeto deve seduzir e evocar uma resposta emocional, e acima de tudo, um bom design deve principalmente servir as pessoas. Com isto em mente, é uma grande honra para o grupo receber o prêmio.
O complexo abrange 11 mil metros quadrados de instalações para os estudantes em um edifício icônico: Uma piscina de 50 metros, uma academia de ginástica com mais de 150 equipamentos, um cinema 3D, um spa, auditórios, um café, um estúdio de rádio, entre muitos outros equipamentos, redefinindo os padrões das instalações das universidades irlandesas. Sustentabilidade foi fundamental para o projeto, com materiais locais e tecnologias inovadoras combinadas para tornar o Centro Estudantil um dos edifícios públicos mais eco-friendly da Irlanda.
Os novos espaços públicos em torno do Centro Estudantil e o novo bar, também projetado pelo grupo FKP Architects, unifica as novas instalações com o complexo esportivo da universidade. Passarelas conectam as três estruturas, um total de 22 mil metros quadrados de lazer e esportes.
Composto de múltiplas e dinâmicas funções, este microcosmo da vida estudantil se unifica sob uma cobertura que lembra asas de um pássaro, de madeira laminada colada. Cada função é expressa como um volume independente, com seu próprio carácter espacial e materiais exclusivos. Esses volumes são elevados, torcidos e empurrados para dentro e para fora da fachada. O exterior tem fortes referências monótonos para o contexto do entorno, no entanto, ao fim do dia, as luzes, as vibrações e a alegria deste edifício tornam-se aparentes.
Cada função do edifício é expresso individualmente através da utilização de diferentes materiais e cores. Isso resulta em uma legibilidade arquitetônica intuitiva, que subconscientemente fomenta a compreensão e um sentimento de boas-vindas ao local. No primeiro ano de funcionamento, o edifício tem sido um gerador de uma nova vibração dentro do campus. Como um edifício público dentro da universidade, com uma infinidade de atividades para a comunidade em geral, também tem promovido um compromisso com o público em geral nunca visto antes: um lugar para todos.
Este projeto é um excelente exemplo do que pode ser alcançado quando o cliente e o arquiteto se unem em busca dos mesmos objetivos. "Esta foi uma construção complexa e sofisticada. Trabalhamos arduamente para proporcionar um espaço de diversão, que os estudantes possam usufruir 24 horas por dia."