Recentemente anunciado como um dos trabalhos finalistas do People's Choice Award, concurso organizado pela Major Projects Victoria, este projeto para a Estação Flinders Street entrelaça a história da estação com uma nova forma potente para criar um novo espaço público para o futuro. Projetado por Zaha Hadid Architects + BVN Architecture, seu conceito resolve os desafios funcionais enquanto celebra a experiência de viajar. Mais imagens e descrição pelos arquitetos a seguir.
Nossa proposta cria um novo lugar que encarna a urbanidade de Melbourne, com suas peculiaridades, caráter e patrimônio. Ela é projetada em torno de um novo espaço público que atravessa o local, conectando a um revigorado passeio público Rio Yarra.
Nossa proposta inclui:
- Uma nova Confluência Ocidental
- Acesso a partir da Ponte cabide para o confluência
- Novos espaços públicos
- A restauração e reutilização adaptativa do Prédio da Administração
- O retorno da administração ferroviária
- Novos espaços de escritórios, um hotel boutique e destino de varejo
- Novo espaço de eventos com vista para o Yarra
- Reconstrução da margem norte
- Realinhamento de William Street para melhorar o fluxo de tráfego e criar um pátio para o Museu da Imigração.
A função de transporte é melhorada por uma adequação muito bem feita no acesso para a estação, fornecendo acesso sem passagem pela estação. O endereço da estação é melhorada através do aumento da permeabilidade através do Prédio da Administração. Um novo túnel de pedestres corre sob todas as plataformas, conectando-os ao Melbourne Metro Rail Tunnel para criar uma confluência na estação bastante segura, aberta, com boa visibilidade, linhas de visão e orientação espacial.
A Estação Flinders Street é uma instituição de Melbourne. A memória de sua fachada, de seus relógios e atividade encontram-se profundamente na psique da cidade. O sistema realiza a idéia original de 1900 de uma grande estação, restaurando o edifício existente e garantindo a fachada sul do Edifício da Administração seja visível. Este conceito também tem um novo espaço da galeria no saguão entre o Edifício Administrativo e a área de circulação e confluência. Os Banana Alley Vaults são restaurados e se tornam um ativo lobby do hotel com bares, restaurantes e cafés.
A praça atravessa o local, que liga a cidade com Southbank pela Sandridge Bridge. Melhores ligações são criadas através de escadas, rampas, escadas rolantes e elevadores.
Um novo anfiteatro e pontão para performances estão localizados no rio, no meio do local. Vias para bicicletas e percursos de pedestres foram redefinidos ao longo da margem do rio para criar uma separação clara e segura. A circulação através do local agora é pública.
As paradas do bonde elétrico (Tram) em Swanston Street são realocadas para melhorar a conectividade com a Federation Square. A combinação destes dois espaços públicos significativos em toda a zona comum de Swanston Street estabelece um novo evento / espaço público para a cidade.
Arquitetos
Localização
Melbourne, AustraliaArquiteto Paisagista
Gross MaxPlanejador de Custos
Davis LangdonEngenheiro Estrutural
Bollinger Grohmann + FelicettiEstrutura saguão, Civil, Planejamento ferroviário, tráfego
HyderServiços, ESD, Engenharia de prevenção de incêndios, acústica, vibrações
WSPPatrimônio
Andronas Conservation ArchitectsPlanejamento da cidade
ContourEstratégia de Varejo
Saunders GlobalConsultor de Desenvolvimento
CBREAno
2013Fotografias
Visual Arch