- Área: 284 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Gerardo Dueñas, Diego Torres
Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação desta residência em Lagos de Moreno, por uma parte induzia a desenvolver uma tipologia relacionada a sua condição histórica (as fachadas Norte+Oeste, abertas ao exterior, tentam se aproximar dos revestimentos e escalas análogos à fundação). Em contraparte, as fachadas Sul+Leste tratam ludicamente as tipologias do habitar contemporâneo que atualmente se encontram em um intenso processo de mudança e revisão, que neste caso resulta peculiarmente atrativo pelo grau de colaboração que foi criado com os clientes.
A família é composta por quatro membros, foram feitos apenas dois dormitórios, um para os pais e outro (com múltiplas possibilidades de personalização) para suas duas filhas, a fim de incentivar suas capacidades de negociação e socialização. Além de um grande espaço social, um escritório doméstico e uma sala multimídia que pode ser um dormitório para hóspedes.
Este programa se materializa mediante um bloco em "L". No nível superior há uma cobertura leve dividida em três secções de triângulos duplos orientados de acordo com a luz para o leste. A fachada norte é cega e as janelas aparecem apenas na fachada oeste, terminando com uma transparência total para o jardim na busca do melhor isolamento e condições térmicas ao sul.
Um sistema: "escada-ponte-lâmpada" situado no coração da casa atua como um filtro entre as atividades: trabalhar, socializar e cozinhar. O nível superior que contém os dois dormitórios nos extremos, permite um pé-direito duplo para o escritório doméstico e para o espaço social.