- Ano: 2012
-
Fotografias:Patrick López Jaimes
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Hacienda San Antonio foi construído no século XVIII nas encostas do monte de Zapotecas, a oeste da Ciudad de Puebla. O projeto atual consistiu na recuperação deste imóvel com valor histórico, adequando sete apartamentos que, através de sua contemporaneidade, valorizam sua história.
Os pátios são uma clara mostra da conjugação entre o passado da construção e a intervenção arquitetônica, onde se fundem materiais como madeira e vidro, com os elementos pré-existentes, conformando espaços confortáveis que demonstram seu caráter único.
Aproveitando as dimensões e características próprias de um espaço como este, sete apartamentos tipo lofts foram implantados. Os pés direitos duplos, a construção de mezaninos e diferentes níveis de pisos são uma constante, conformando espaços habitáveis abertos interna e externamente e planos abertos descobertos no decorrer do percurso pela edificação.
Existiu um amplo respeito pelo legado do lugar, não apenas conservando as paredes pertencentes ao casco original, mas também com a reutilização de materiais que ainda estavam presentes na propriedade, tornando-os parte da nova proposta e integrando-os em elementos de fachadas, portas, pisos e tetos.
Pensou-se nas visuais que a construção já possuía e, portanto, cada apartamento possui suas próprias características que o integram ao conjunto, mas por sua vez, dotam-nos de singularidade. As vistas como a dos vulcões, do Monte Zapotecas e das áreas verdes que rodeiam a construção, são percebidas de forma diferente em cada habitação.
O projeto é um bom exemplo de como é possível manter vivo um patrimônio arquitetônico, revivendo-o para que possa ser habitado novamente, tornando sua estadia no espaço uma nova experiência.