Descrição enviada pela equipe de projeto. O Palácio de Esportes Aquáticos está no território da Universiade Park e incluído no complexo de construções esportivas que vêm sendo feitas na cidade de Kazan como parte da preparação para a realização da Summer Universiade 2013. Além da contribuição das obras para o esporte, elas também têm um valor social. Após o evento, os alunos da Tatar State Academy of Physical Cultura, Sport and Tourism, bem como outros moradores da cidade, vão praticar esportes e desfrutar das piscinas do complexo.
O edifício Palace possui 187 metros de comprimento, 84 metros de largura se estende ao longo do aterro do rio Kazanka. Inclui um salão com piscinas coberto por um telhado dinâmica cujos contornos são uma reminiscência do movimento de uma onda (com altura máxima de 25 metros). Além desta piscina, outras três foram projetadas: uma de uso geral (52x25 metros e profundidade de 2,2 metros), uma piscina de mergulho (33.3x25 metros e profundidade de 5,5 metros), e outra piscina padrão (52x25 metros), separadas por divisórias de vidro e projetadas para treinamento, bem como para os visitantes do centro de fitness. As arquibancadas fixas, incluindo a área VIP, pode acomodar cerca de 3.000 pessoas e quase mais 1.000 assentos podem ser adicionados. O principal bloco funcional do Palácio de Esportes Aquáticos fica paralelo à linha das piscinas. O quinto andar do edifício é ocupado por todos os principais serviços e espaços que são necessários para a realização das competições de todos os níveis e para o uso diário por residentes de Kazan. A capacidade máxima do Palácio é de 3.540 lugares, quase 2.000 dos quais são lugares fixos e 1.500 lugares adicionais.
A principal característica distintiva do edifício é a sua cobertura única, uma solução construtiva desenvolvida em conjunto pelos especialistas dos escritórios SPEECH Tchoban & Kuznetsov, Ove Arup e Central de Pesquisa, Projetos e Construção do Laboratório de Construções de Madeira (CRDC LWC). Três arcos de madeira laminada colada são usados como elementos de rolamento, formando uma estrutura semelhante aos arcos tradicionais da arquitetura de Tartar. Há uma boa razão para a escolha de estruturas de madeira laminada colada para a cobertura da piscina: este é um dos materiais de construção mais amigáveis ao meio ambiente, não só porque é um recurso sustentável e fácil de reciclar, mas também por causa das excelentes características de desempenho da madeira em condições de umidade elevada. Além disso, estruturas de madeira laminada não necessitam de acabamento adicional e dão uma aparência distinta e quente, o que é muito importante no clima severo da Rússia.
Construções translúcidas foram usadas nas fachadas do Palácio de Esportes Aquáticos. Aberturas entre molduras de madeira na fachada, com vista para o rio, e aberturas verticais de 5 andares na fachada principal são preenchidas com vitrais. Além de vidro, painéis de aço inoxidável foram usados nas fachadas. Este projeto geométrico com listras foscas e brilhantes alternadas representa ondas na superfície da água.
Graças à combinação cuidadosamente equilibrada de vidros e madeira, os arquitetos conseguiram alcançar um alto nível de eficiência energética no edifício, que também é muito importante para uma estrutura que é mantida às custas do governo. A maioria dos materiais e estruturas utilizados na construção do Palácio de Esportes Aquáticos foram produzidos por empresas da região central da Rússia. Isto, junto com soluções de projeto de acordo com as necessidades individuais do proprietário permitiu com que os arquitetos trabalhassem com restrições orçamentais sem comprometer a qualidade arquitetônica e técnica das instalações.