- Área: 1975 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Junia Mortimer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um prédio para o Departamento de Logística de suprimentos e serviços operacionais da Universidade, responsável pela estocagem e distribuição de suprimentos para as unidades acadêmicas.
A proposta arquitetônica para o novo edifício do Almoxarifado central da UFMG teve como premissa básica explorar das técnicas e detalhes construtivos já consolidadas pela pratica de construção da Universidade afim de otimizar tempo de projeto e obra, bem como, reduzir radicalmente os custos de execução. Sob esse objetivo, a intenção foi criar uma variação na paisagem incorporando elementos arquitetônicos do seu contexto. A concepção possibilitou da uma execução rápida simples, através de sistemas construtivos e economicamente viáveis, consolidados através de outras obras da instituição.
O edifício proposto fica no quarteirão cinco do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em área contígua à Imprensa e ao Posto de gasolina, próximo também, à Unidade administrativa II. O Prédio abriga a Divisão de material (DIMAT), o setor de patrimônio, além dos arquivos mortos da Reitoria, Diretoria de ação cultural e comunitária e adequando suas instalações para as demandas atuais de infra estrutura, funcionamento e segurança , capacitando a unidade para manter e otimizar suas dinâmicas de trabalho. Dinâmicas estas relacionadas à logística de suprimentos e materiais de insumos da Instituição.
A concepção geral do edifício parte da ideia da articulação modular entre os espaços. Foi desenvolvida para a proposta uma malha de módulo 4,00 x 4,00 metros. A estrutura aparente foi pintada para proteção contra as intempéries. Toda a vedação externa do prédio, serão em blocos de concreto pintados. As divisões internas do prédio, exceto circulações, serão rebocadas e pintadas. O bloco foi orientado com as fachadas e aberturas principais voltadas para as direções norte e sul, a fim de garantir um melhor desempenho de conforto térmico e lumínico, reduzindo a incidência direta de raios solares, conforme recomendação do Plano Diretor da Universidade.
O primeiro pavimento tem pé-direito livre de 3,85m, suficiente para garantir a dinâmica de trabalho e preservar o conforto e segurança dos usuários e mercadorias. Toda caxilharia foi pensada de forma a eliminar grades e garantir ventilação e privacidade dos ambientes. O segundo pavimento tem pé-direito livre de 2,80m, suficiente para seu uso, locação dos arquivos gerais, bem como, a copa dos funcionários. O prédio foi equipado com sistema de segurança e sistema de prevenção à combate a incêndio.
Foi feito um sistema captação e uso das águas pluviais para uso nos vasos sanitários. Bem como, o uso de aquecimento solar de água para chuveiros dos vestiários dos funcionários. O almoxarifado seguiu a plenamente a NBR9050 para as exigências sobre acessibilidade universal e a Instrução normativa para edifícios públicos brasileiros.