-
Arquitetos: Juan Carlos Sabbagh Arquitectos
- Área: 283 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa consistia em uma única casa para uma família no condomínio de verão resort Costa Cachagua em Zapallar. O lote tinha uma inclinação moderada para o sudoeste, com uma bela vista do mar e Maitencillo.
A principal preocupação era fazer com que a casa tirasse proveito de pontos de vista, sem gerar espaços inóspitos, devido ao brilho do sol se pondo.
Assim, a casa vira os quartos principais para o mar, mas eles são protegidos por grandes beirais formados por terraços para o suldoeste e guarda-sóis, permitindo a contemplação à sombra.
Outro objetivo foi o de enquadrar estas com vistas com vegetação, a fim de adicionar proteção do sol ao mesmo tempo gerando um primeiro plano verde que dá vida ao interior, e trazer para o segundo andar a sensação de estar ao nível do jardim, sem de fato estar.
Para isso, é gerado um sistema de tela para jardim contínuo em torno de três lados expostos ao sol, e deste modo trepadeiras e plantas de folha caduca envolvem a casa e pontos de vista, adicionando proteção passiva bioclimática contra a forte radiação solar.
No verão, as trepadeiras vão pendurar-se nas telas e escalar as paredes guarda-sol cobrindo-os com folhas verdes, trazendo sua sombra, enquanto que no inverno as folhas mudam para vermelho e depois desaparecem para permitir que a casa absorva o calor do sol.
Para trabalhar a inclinação foi decidido fazer uma única parede de retenção, revestido de pedra, que circunda a casa e confrontou contra a colina gerando o plano do primeiro nível. A casa é separada a partir da parede, gerando um pátio na borda que isola da humidade do solo da colina e permite que a luz solar entre nos quartos no primeiro nível. O piso térreo é recuado para gerar beirais para protegê-lo da chuva e do sol, o que faz com que o segundo andar esteja suspenso em uma aparente leveza. Na área do salão este pátio circundante amplia ainda mais, estabelecendo prioridades e definindo o acesso. Programaticamente, decidiu-se separar a área de crianças das salas de adultos, a fim de conciliar usos simultâneos de um grande número de pessoas em uma área relativamente apertada.
Os quartos das crianças e convidados e a sala foram localizados no primeiro nível, conectado diretamente ao jardim, terraço e churrasqueira. No segundo nível, a fim de apreciar a vista ainda mais, foram colocados todos os quartos principais, como a sala de estar, cozinha, quarto de casal e quarto de hóspedes.
A grande preocupação era que a casa também mantivesse um caráter "casa de praia", apesar de seus acabamentos de alta qualidade. Essa é a razão pela qual mantivemos os conceitos de "terraço de vigia", "banco com encosto" e "escada externa" que conecta todos os quartos entre eles pelo lado de fora e diretamente para o jardim.