-
Arquitetos: Torafu Architects
- Área: 173 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Fuminari Yoshitsugu
O Museu de Arte Contemporânea de Tóquio apresentou uma exposição de verão para crianças intitulada "GHOSTS, UNDERPANTS and STARS", para a qual projetamos uma "casa mal assombrada".
Esta exposição convida os jovens visitantes a refletir sobre o paradoxo das regras do museu, como "não corra", "não toque" ou "não faça barulho", permitindo comportamentos normalmente proibidos nestes espaços culturais.
Por uma perspectiva diferente, os corredores quase infinitos e retratos com olhos que parecem nos seguir são características que proporcionam aos museus uma atmosfera misteriosa. Assim, nos propusemos a transformar o espaço de exposições em um assustador hall de retratos. À primeira vista, as pinturas nas paredes parecem comuns, mas coisas estranhas começam a acontecer quando aqueles rostos nas paredes, com os olhos fixos nos visitantes, começam a mudar. Ocultas atrás das paredes existem verdadeiras coxias onde todo o topo de artimanhas são armadas para surpreender os visitantes desavisados. Os frequentadores, assim que chegam ao fim da exposição, podem entrar nas coxias e agir como parte da exposição. Nosso objetivo era criar uma "casa de diversões mal assombrada" que pudesse não apenas assustar os visitantes, mas também envolvê-los, estimulando suas imaginações.
Os visitantes a caminho da saída da "casa de diversões mal assombrada", em direção à outra exposição, são saudados por adesivos impressos com olhos que, apesar de parecerem estáticos, seguem-nos até a saída da exposição.