-
Arquitetos: SZK/Z Architects
- Área: 800 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Martin Kudryavcev
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jūrmala, uma cidade de resorts costeiros localizada a aproximadamente 30 quilômetros da capital da Letônia, Riga, é bem conhecida por sua arquitetura em madeira. A maior parte dos edifícios datam do século XIX e início do século XX, quando a madeira era o material de construção mais comum em Jūrmala. Este patrimônio arquitetônico em madeira pode encontrado em todo território de Jūrmala através de seus ricos entalhes ornamentais.
Os edifícios históricos de Jūrmala representam o Classicismo, o Ecletismo, o Art Noveau e o Romantismo Nacional, bem como figuram alguns exemplares do Funcionalismo. No entanto, a arquitetura - predominantemente residencial - foi adaptada para a escala e o clima de Jūrmala. Como resultado, a arquitetura na cidade é elegante, arejada e rica em detalhes - rendas esculpidas, pequenas torres, cataventos, varandas e janelas com vitrais.
A arquitetura em madeira de Jürmala tem sido reconhecida como única no contexto europeu. Desde 1988, o centro histórico de Jūrmala e algumas áreas residenciais são patrimônios históricos da UNESCO. O novo edifício de três andares está localizado na Dzinaru prospekts 32 - no centro de Jürmala. Os locais badalados de Jürmala ficam a cinco minutos a pé, o mar está logo à frente do terreno, que é adjacente a um parque.
A arquitetura do edifício pode ser considerada uma interpretação do patrimônio em madeira de Jürmala, buscando inspiração nos entalhes ornamentais tradicionais e na escala do tecido urbano existente. No entanto, nas últimas décadas prédios de grande porte estão se tornando mais comuns em Jürmala, já que o valor dos terrenos tem aumentado. Para reduzir visualmente a escala, o novo edifício foi dividido em três volumes interligados, cada um com uma linguagem arquitetônica ligeiramente diferente representando três períodos distintos no desenvolvimento arquitetônico da cidade.
O hall de entrada e o lobby encontram-se no volume central. Os dois volumes adjacentes criam um pequeno pátio de entrada, protegendo a área de acesso da rua. Um estacionamento subterrâneo está localizado abaixo do edifício e do pátio.
Os três volumes do edifício são caracterizados por painéis decorativos ornamentais e grandes panos de vidro que ajudam a refletir a paisagem circundante plena de pinheiros. O volume a noroeste referencia a arquitetura Art Deco, e a forma foi parcialmente moldada de acordo com as árvores mais importantes existentes. Sua fachada é composta por tijolos de mosaico clássico cuja paleta se assemelha a textura da casca de pinheiro e âmbar encontrados no local. A arquitetura do volume a Sudeste é uma derivação das estruturas históricas em madeira, tais como varandas, esculturas tradicionais e painéis de vitrais encontrados por toda cidade de Jūrmala.
No total, existem 21 apartamentos no edifício, que vão de 55 a 166 metros quadrados. Cada apartamento no piso térreo tem um espaço externo, enquanto os apartamentos no segundo e no terceiro andar têm varandas amplas. Os moradores do terceiro andar também podem desfrutar de terraços privados na cobertura.