-
Arquitetos: Terry Pawson Architects
- Área: 420 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Helmut Karl Lackner, Dirk schoenmaker
-
Fabricantes: CYMISA, Hemmerlein Ingenieurbau, Muebles Cook, SFK Technologie Manufaktur
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na primavera de 2013, será inaugurada um novo Teatro Musical na região da Alta Áustria. Este projeto não só será de importância vital para a cena cultural da região, mas, com sua arquitetura e posicionamento, também gerará uma nova qualidade de desenvolvimento urbano para a cidade de Linz. A estrutura baseia-se no projeto do arquiteto britânico Terry Pawson, que venceu o concurso de projeto em 2006.
Após a proposta do arquiteto vencedor, em 2008, os serviços adicionais de projeto arquitetônico foram objetos de licitação. A equipe de arquitetos, que consistia no escritório architektur consult zt gmbh e seus parceiros locais Archinauten-Dworschak & Mühlbachler architekten, foram contratados para entregar todo os projetos e detalhes, incluindo a supervisão técnica e artística, bem como serviços especializados de planejamento para o projeto de interiores e exteriores, além de iluminação e acústica. Para o projeto luminotécnico, o renomado escritório de Kress & Adams foi chamado, o planejamento da acústica foi delegada aos consultores, e as instalações externas foram desenhadas por land in sicht. A entrada frontal é a fachada visível do teatro, situando-se na Volksgarten, podendo ser vista do centro da cidade. Foi projetada como uma galeria, com um pano de vidro abrangendo três pavimentos. Tanto o saguão principal como o restaurante público localizado no piso superior oferecem vistas para o parque. As enormes dimensões da Ópera de Linz, que abrange dois blocos, contribuem para sua eficiência. Além do palco e do auditório, as oficinas de produção, depósitos, salas de ensaio e palcos auxiliares ficam todos sob o mesmo teto ou atrás de uma fachada que caracteriza-se como uma colunata dupla composta por elementos de concreto pré-moldados brancos, circundando e protegendo a edificação como a metáfora de uma cortina teatral.
O foyer principal, de dimensões generosas, está localizado no primeiro pavimento e, devido à sua fachada envidraçada de chão ao teto, estende-se visualmente à área verde do parque. O auditório em si é concebido como uma galeria compacta de teatro com uma escada interna de ligação, fornecendo uma excelente vista do palco de cada um dos 970 assentos, bem como uma acústica perfeita. Nas paredes e forros foram utilizadas madeira de acácia, e placas de piso de madeira de carvalho claro, formando um contraste entre as varandas douradas, revestidas com uma superfície lisa, feita de metal líquido. Em contraste com este revestimento de ouro, que apresenta uma luz difusa e um brilho profundo quando reflete a luz artificial. É especialmente o desenho detalhado que carrega a marca dos arquitetos austríacos, enquanto o modelo da estrutura pode ser descrita como uma interação produtiva de especialidades arquitetônicas nacionais e internais.
Não foi fácil para architekturconsult / archinauten assumir essa tarefa complexa, na ausência do arquiteto que projetou o edifício originalmente. A base foi o alto grau de respeito pelas especificações originais. No entanto, pode-se identificar que a implementação do edifício foi bem sucedida.