Na tentativa de se separar de suas cidades irmãs, Taichung City concedeu ao SANAA o primeiro lugar na competição internacional que busca unificar a cidade recentemente formada. Em dezembro de 2010, Taichung colocou em prática uma enorme estratégia de fusão, aumentando sua população de 1 para 2,5 milhões de habitantes. Como resultado, o governo local previu um novo espaço urbano centrado na arte, uma celebração das diferenças culturais das regiões fundidas.
Primeiro Lugar: SANAA / Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa
A competição buscava combinar uma biblioteca pública e museu de artes em um única composição. Mas, evidentemente, isto não é tudo. O centro cultural deveria criar uma identidade local, "uma obra de arte por si só", que represente o otimismo e criatividade dos habitantes, ao mesmo tempo que atraia a atenção da comunidade internacional. SANNA conseguiu fazer exatamente isto.
A proposta vencedora é elegantemente simples, fazendo um grande elemento parecer leve, como se flutuasse. Em planta, os espaços se assemelham a um conjunto de blocos de criança - lúdicos - que vazios e praças e sugerem uma coleção de edifícios tão ativos a partir do interior quanto do exterior. Áreas de leitura, exposição e jardins estão dispersos, como se para criar uma distinção hierárquica entre os programas, uma estratégia de projeto característica do SANAA.
Segundo Lugar: Jean-Loup Baldacci
Terceiro Lugar: Eisenman Architects, PC / Peter Eisenman
Menção Honrosa: MASS STUDIES / Minsuk Cho
Menção Honrosa: Stucheli Architekten AG / Mathis Tinner
- Yu-Chien Ann, Taiwan
- Kurt Forster, Sauíça
- Yu-Tung Liu, Taiwan
- Joshua Jih Pan, Taiwan
- Yeng-Horng Perng, Taiwan
- Linda Pollak, EUA
- Mitsuru Senda, Japão
Referências: Taichung City Government, Taipei Times, Taichung City Cultural Center