-
Arquitetos: Katsutoshi Sasaki + Associates
- Área: 113 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pode ter se tornado menor nos dias de hoje, mas muitas pessoas ainda têm a experiência de comer ou relaxar com toda a família debaixo de uma árvore, ou subir nelas para encontrar o seu próprio espaço para brincar. É apenas uma metáfora, mas o lugar desejável para uma família se reunir e passar o tempo pode ser algo como a copa de uma árvore, descontraído, com luz do sol moderada e uma brisa confortável.
Criar um espaço próprio, em torno de um tronco, mantendo a distância, com cada um fazendo suas próprias coisas, parece ser mais contemporâneo e realista do que o conceito da década passada em que toda sala de estar orientava-se a uma televisão. Um espaço ao redor do tronco significa ter algo para bloquear a visão no centro do mesmo. A visão pode estar bloqueada, mas a distância do centro ou a relação entre as posições será mais clara do que um espaço totalmente aberto. Isso significa que sua própria posição torna-se mais clara. A natureza circulatória do espaço igualmente permite amplificar a distância no interior de uma sala, sem ser limitado por linhas de dimensão no plano.
O espaço no interior de uma árvore é especial para as crianças. Eles não se importam de serem pequenos ou se preocupam com o ato de subir e descer. Esses fatores são bastante necessários para senti-la como seu próprio lugar. Assim como um espaço encontrado durante o escalar de uma árvore, é interessante que cada membro da família tenha uma posição ligada ao todo, mas sem estar isolado. À medida que o tempo passa, essas posições podem ser trocadas para permitir mais maneiras de se divertir.
O que acontece quando a luz e o vento entram? Não é uma luz do sol direta e forte, mas suave, leve e processada, ou camadas de luzes refletidas que iluminam o ambiente tranquilamente, que deve ser confortável. Uma pequena iluminação ou brisa suave vinda em um lugar pode afetar o entorno, ser compartilhado e trabalhar em todo o espaço. Pode-se ter um vislumbre de uma família descontraída através da abertura (furo), de onde a luz e a brisa virão. As reuniões familiares acima da árvore, ou passar um tempo abaixo dela, são tais modelos primitivos, mas, que certamente podem ser aplicados à vida contemporânea.