-
Arquitetos: Nicolas Campodonico
- Área: 415 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Gustavo Sosa Pinilla
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi construído em La Pedrera, uma pequena vila costeira em Rocha, Uruguai. Estas quatro casas agregadas trabalham com temas locais, especialmente os materiais e formas de vida, a fim de elaborar uma relação com as condições locais.
O lote faz parte do centro histórico, os primeiros blocos em frente ao mar. O terreno possui uma boa orientação, inclinação natural e suas vistas para o oceano coincidem com uma linha diagonal imaginária que atravessa o conjunto. Este é o argumento principal para a maioria das decisões do projeto. A estratégia inicial consistiu em elevar a sala e inserir os dormitórios abaixo desta área, aproveitando a inclinação natural. Com esta decisão, todas as áreas sociais da casa possuem vistas diretas à baía e os dormitórios se relacionam com pátios mais íntimos.
Uma série de operações enfatizam os efeitos visuais para o mar: Uma rotação de 11 graus da casa com respeito à rua, a diagonal do painel da janela, a tenção do balanço de concreto e a inclinação da cobertura. A articulação dos pátios, muros e escadas dá ao projeto uma imagem de solidez. Esta imagem se alterará enquanto caminhamos pela casa. Ao chegar no terraço, ao ar livre, encontra-se com o mar adiante, a culminação do percurso.