-
Arquitetos: Ana Smud, Estudio Rietti Smud & Asoc. Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado numa passagem residencial do Bairro de Palermo, em Buenos Aires.
A partir do perfil estabelecido pela cidade para as passagens, decidiu-se retirar a frente do edifício a partir do primeiro pavimento, respeitando a configuração do perfil urbano com um fechamento metálico que produz um espaço de transição. Tal decisão deixou inscritas as varandas dos apartamentos criando deste modo diversas particularidades.
Um edifício de sete unidades funcionais, que tratam de aproveitar a pouca profundidade e estreiteza do terreno, distribuídas a pares por pavimento. Cada qual dispõe de sua própria expansão como uma "varanda-terraço", enquanto que no último nível as expansões funcionam como terraços propriamente ditos, tomando toda a largura do terreno.
O conceito da fachada é constituído por tubos verticais com um ritmo irregular, trabalhando de maneira plástica a leitura geral unificada por uma malha metálica que remete à arquitetura industrial dos primórdios do bairro. De configuração translúcida, a fachada despe o edifício desde sua perspectiva frontal, e quando alguém passa por ele, ela se silencia respeitando o caráter da passagem.
El concepto de la fachada se constituye por tubos verticales con un ritmo irregular trabajando de manera plástica la lectura general unificado por una maya metálica que remite a la arquitectura industrial de los inicios del barrio. De configuración traslúcida la fachada desnuda el edificio desde su perspectiva frontal, mientras que al pasar el edificio se silencia respetando el carácter del pasaje.