-
Fotografias:Dag Jenssen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte está localizada no norte da cidade de Sand, em Suldal, na costa oeste da Noruega. Resultado de um processo amplo de projeto, que começou em 2008, após uma oficina de design em conjunto com o arquiteto tcheco Ivan Kroupa onde os habitantes locais tiveram a oportunidade de fazer um referendo sobre algumas das ideias iniciais.
A ponte liga a cidade a uma vasta paisagem florestal, uma zona recreativa dos habitantes de Sand. Esta nova ligação torna a área mais acessível para o público em geral e permite que pessoas de todas as gerações possam usar a área.
A ideia por trás da proposta escolhida foi a de estabelecer uma linha de referência horizontal na paisagem, para enfatizar as formas ondulantes e orgânicas das rochas. A ponte é composta por duas vigas treliçadas de aço corten, uma em cada lado do passeio, com um sistema de elementos verticais e diagonais. As paredes são revestidas com chapas de aço inoxidável, estiramento de metal e aço corten. No lado sul do rio, depois de atravessar a ponte, um pequeno pavilhão de concreto foi feito para acomodar pequenos piqueniques e pit-stops para os transeuntes.
Uma questão importante desde o início do processo de concepção era capturar o poder do rio que corre por baixo da ponte. Esta foi desenvolvida em um espaço acústico fechado, que, através da grelha de aço, possui uma vista direcionada para o rio, o que dá ao visitante uma conexão direta com este indomável elemento natural.