-
Arquitetos: cmA Arquitectos
- Área: 59500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Camacho-Macia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O CREAA, (sigla para o Centro de Criação de Artes de Alcorcón) é um projeto nascido de uma proposta arquitetônica de grande sensibilidade com os últimos critérios de sustentabilidade no seu sentido mais amplo. O complexo de 66.000 m² inclui 9 blocos: três espaços de Teatro (Auditório, circo e uma sala multiuso) e 4 escolas técnicas profissionais (Conservatório de música e dança, escola de circo e escola profissional de técnicas teatrais). Esses espaços podem funcionar em conjunto ou de maneira independente de acordo com as necessidades, e também conta com um espaço para conferências e um restaurante. Junto com esse complexo, existe um parque público de 60.000 m².
A intervenção consiste de modificar o pavimento térreo existente e ganhar a mesma quantidade de espaço inferior. Das torres dos Castelos no entorno da Esplanada, começa um jardim caminhável na cobertura do novo Centro. Esse percurso oculta o estacionamento e a faixa de serviços comuns nos três pavimentos no subsolo e, separados desse alinhamento, em diferentes volumes que respondem às necessidades de cada aplicação, terminando frente à rua principal como uma fachada de partes construídas de escala pequena,
O novo Parque, desde a concepção inicial do projeto, além de resolver as necessidades programáticas extensas e complexas, procura a formalização de um grande parque urbano que está anexo ao parque existente de castelos semi enterrados. A solução adotada de enterrar a maior parte dos edifícios e recobri-los com espaços verdes e caminháveis gera benefícios importantes em sustentabilidade passiva, o que significa economias significativas de energia, aliados às implementações adicionais de numerosas soluções de tecnologias de sustentabilidade ativa, o que confere uma vocação ambiental excelente para o CREAA.
Coberturas caminháveis e com um bom desenho paisagístico, mais do que uma grossa laje de cobertura, gera elementos de inércia térmica, que protegem ambientes naturais e minimizam as necessidades energéticas de condicionamento térmico artificial. Além disto, existe um efeito interessante de resfriamento através da evaporação, graças à irrigação da cobertura vegetal, que juntamente com as espécies arbustivas e suas sombras, reduzem drasticamente a exposição à luz natural no verão, mais uma vez reduzindo a necessidade de ar condicionado.