-
Arquitetos: Leibar-Seigneurin
- Área: 5400 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Patrick Miara
Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo as diretrizes e recomendações estabelecidas pelas condições gerais da ZAC (Zona de Desenvolvimento Urbano), criada pelo estúdio Chemetov, que define o desenho e a volumetria do projeto, esta ideia propõe um tipo de arquitetura simples e controlada, introduzindo um contraste entre duas entidades especiais.
Este contraste pode ser visto tanto nas aberturas como na cor do material de construção. Em oposição à estrutura rigorosa e ordenada do prisma de pedra azul, diversas perfurações quadradas são dispostas ao acaso e perfuram o volume de pedra branca.
Estas duas criações são de diferentes larguras, gerando um ambiente especial e possibilidades para desenhos interiores adaptados a distintos usos.
Seu volume central reúne os movimentos de fluxo vertical que conectam as duas entidades. Graças à relação que se estabelece entre as duas circulações e o espaço vazio acima da explanada, obtêm-se uma tensão espacial, o que faz deste espaço uma característica importante do projeto, que vai além de seu simples valor funcional.
A unidade dos materiais de construção utilizados (pedras), o estabelecimento de uma "base" contínua para toda a estrutura, e sua simplicidade geométrica, dão ao projeto a força expressiva que espera-se encontrar na arquitetura de um local tão notável.