-
Arquitetos: Peñafiel Arquitectos
- Área: 820 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Guy Wenborne
[Do Arquiteto:] A casa está localizada num terreno inclinado no bairro de Lo Curro Bajo, com vistas para o sudeste de Santiago e com os Andes como pano de fundo.
Uma casa “sem paredes, apenas vidros” era o desejo inicial dos clientes. Baseando-se nessa premissa outros conceitos surgiram, como envolver as curvas naturais do terreno, e desenhar o projeto como uma casa-varanda por sobre a cidade.
A casa está projetada entre duas curvas. Uma, contendo a circulação central, e a outra, na fachada por sobre a cidade. Entre estas duas curvas, desenvolvemos um programa ortogonal dos ambientes que realçam as curvas como elementos incorporados na paisagem.
A quase transparência total que era vontade dos clientes, foi desenhada para a fachada sul, abrindo a casa inteiramente para o terreno e transformando essa fachada num grande corredor ondulado apoiado no número mínimo de colunas necessárias para suportar a laje.
A casa está voltada para o sul, então as lajes foram perfuradas para incorporar a luz do dia nos interiores. Esses elementos foram projetados, orientados e dimensionados de acordo com as intenções para cada ambiente interno.
Toda a fachada foi construída com concreto aparente, juntamente com o hall de entrada e a circulação. Por isso, foram utilizadas fôrmas de madeira para dar uma textura fina e uma escala apropriada. As superfícies dos dormitórios foram deixadas mais suave e branqueadas, pois representam ambientes mais neutros e tranquilos. As janelas possuem esquadrias em madeira e os pisos são revestidos em madeira. As varandas possuem acabamento em pedra cor de areia.