Schmidt Hammer Lassen Architects, juntamente com LOOP Architects, COWI Dinamarca e Noruega, Transsolar Energitechnik e Vugge til Vugge Denmark, venceu o Nordic Build Challenge na Noruega com seu inovador esquema Urban Mountain. A proposta vencedora - que seria o edifício mais alto da Noruega - busca renovar e ampliar uma torre de escritórios de 50 mil m² no centro de Oslo, transformando-a em um ícone de sustentabilidade de 79 mil m². Não seria apenas a primeira torre na Noruega a utilizar um sistema de ventilação natural, mas o projeto emprega também princípios de design regenerativo, reduzindo significativamente o consumo de energia do edifício, bem como sua pegada de CO2.
Saiba mais a seguir...
Se construído, o Urbain Mountain reciclaria cerca de 90% do material demolido na renovação da torre existente, destes, 80% seriam diretamente empregados no novo edifício. Por exemplo, todos os elementos de fachada do edifício existente seriam reutilizados nas fachadas do novo projeto. Além disso, o conceito do projeto lida com flexibilidade, biodiversidade, reutilização da água, calor e dejetos orgânicos.
“Uma fator importante deste projeto é permitir que as medidas sustentáveis sejam visíveis para os usuários e para a cidade, aumentando, assim, a consciência de como o edifício funciona. Por exemplo, quanto você olha para o edifício, sua fachada é caracterizada por uma série de 'pulmões verdes'," explica o sócio do escritório Schmidt Hammer Lassen Architects, John Lassen.
Os "pulmões verdes" fazem parte da estratégia de ingestão de ar no edifício. Utilizando plantas encontradas na região, os pulmões verdes contribuiriam para potencializar a biodiversidade local e criariam um microclima interno mais agradável e saudável. Estas plantas limpam, umidificam e reduzem a concentração de CO2 no ar que entra no edifício, aumentando o conforto para funcionários e visitantes.
Além disso, as chaminés solares seriam executadas a partir da parte inferior para a parte superior do edifício. Uma estufa no telhado capturaria e reutilizaria o excesso de calor do edifício e o ganho de calor solar das chaminés solares. Isso resultaria em um projeto de construção reconhecível - um marco sustentável no ambiente urbano do horizonte de Oslo.
Outro exemplo de soluções sustentáveis visíveis no edifício é o inovador armazenamento de gelo, o que seria visto através de uma grande janela por pessoas indo e vindo da estação de metro. O armazenamento, algo superior a 1000 metros cúbicos de gelo, seria utilizado como uma fonte de calor numa bomba de calor adaptada e como uma fonte de arrefecimento direto, durante o verão.
Para integrar o edifício de escritórios na comunidade local ao nível da rua, o acesso público seria dado através de um shopping verde urbano, e seriam vendidos alimentos saudáveis e produtos de qualidade produzidos localmente. Aqui, as pessoas podem se conhecer e interagir no grande átrio, nos terraços, nos cafés e restaurantes.
Ao vencer o Nordic Built Challenge, a equipe de projeto por trás do Urban Mountain tornou-se uma das cinco equipes na corrida para se tornar o grande vencedor do Prêmio Nordic Built Challenge com um prêmio de um milhão de coroas norueguesas. O vencedor será anunciado no dia 17 de outubro de 2013.
Arquitetos
schmidt hammer lassen architects, Vugge til Vugge Denmark, LOOP Architects , COWI Denmark , COWI Norway, Transsolar Energitechnik GmbHEquipe de Projeto
schmidt hammer lassen architects, LOOP Architects, COWI Denmark, COWI Norway, Transsolar Energitechnik GmbH, Vugge til Vugge DenmarkCliente
Entra Eiendom ASÁrea Existente
50,875 m2Área de Extensão
28,375 m2Área Total
79,250 m2Área
0.0 m2Ano
2013Fotografias
schmidt hammer lassen architects