-
Arquitetos: Architecture for a Change ; Architecture for a Change
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolveu a concepção e construção de uma pequena unidade habitacional no assentamento informal de Mamelodi, Pretoria, África do Sul. O projeto procura preencher a lacuna entre a habitação informal e a formal. A África do Sul possui 2.700 assentamentos informais, com milhões de habitantes vivendo em condições precárias. Muitos desses não têm abastecimento de água, ligações elétricas ou de sistemas de remoção de águas pluviais. A maioria das estruturas habitacionais construídas nestas comunidades são feitas a partir de chapas de zinco e estruturas pouco seguras. É um grande desafio construir habitação formal para essa grande massa de pessoas.
O Pod é uma solução dentro do contexto informal. Sua estética ainda apresenta-se como uma edificação de zinco, mas seu desempenho térmico e ambiental é o de uma habitação formal. Ele é pré-fabricado e construído em tempo mínimo, o que oferece a oportunidade de soluções habitacionais em massa.
A unidade é também completamente independente da rede, o que permite que seja inserida em locais onde a infraestrutura não esteja disponível. Sua forma é eficiente, pois proporciona sombreamento externo, elimina complexos detalhes de bordas e permite bancos externos. A estrutura é suspensa a partir do solo para evitar problemas de inundação e impermeabilização.
Está equipada com um painel fotovoltaico que carrega uma bateria. O sistema alimenta 4 lâmpadas internas, 2 luzes externas de LED e um carregador 12V. A unidade está equipada com uma claraboia, o que economiza energia na iluminação. O abastecimento de água é complicado na área e muitas pessoas têm de transportar a água em baldes para suas casas informais e Mamelodi possui um elevado índice de precipitação pluvial no verão. A calha é conectada a um tanque de água com 1000 litros.
A água do reservatório pluvial é utilizada para a agricultura de subsistência e limpeza. A parede consiste em uma camada externa de zinco, uma folha do material chamado Sisolation, refletor, uma camada isotérmica e um revestimento interno de chapas de compensado. As paredes das casas informais na área são apenas de zinco, o que as torna extremamente frias no inverno e muito quentes no verão.
O envoltório das unidades possui desempenho térmico melhor do que uma parede dupla de alvenaria. Todas as arestas e cantos são selados com tiras de borracha. A esquadria e iluminação zenital também são feitas sob medida, com uma pele dupla de policarbonato para atingir níveis de isolamentos ideais.
É necessário uma equipe mínima de 3 pessoas, sendo que a montagem integral demora menos de um dia.