- Área: 20000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Meike Hansen, David Matthiesen
-
Fabricantes: Serge Ferrari
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade bávaria de Inzell sediou o Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade no Gelo Single Distance 2011. Para criar as condições exigidas para este evento mundial, a pista aberta existente foi reformada com a construção de uma estrutura de cobertura inteligente de alto desempenho. Este espaço agora pode acomodar 7.000 espectadores e oferecer flexibilidade máxima para abrigar competições mundiais de grande escala tão bem quanto treinos comuns de patinação da temporada.
A arena de 200 metros de comprimento e 90 de largura foi planejada como uma estrutura de grande extensão independente, livre de apoios internos. Atletas e espectadores podem desfrutar de vistas panorâmicas dos Alpes Bávaros através da fachada contínua de vidro, que funciona como uma faixa transparente entre a cobertura e as arquibancadas de concreto que se misturam com a paisagem. Ao mesmo tempo, pedestres podem observar o interior do estádio e vislumbrar as atividades diárias.
A cobertura em si incorpora um conceito de climatização interior precisamente concebido que assegura uma manutenção energeticamente otimizada, econômica e sustentável da pista de gelo, diariamente. A parte inferior do telhado está equipada com uma membrana "Low-E" esticada entre as cordas mais baixas da madeira de dez metros de altura e as treliças de aço. A função deste tecido projetado é refletir a própria radiação térmica fria do gelo de volta para a pista, mantendo assim a baixa temperatura da superfície. Simultaneamente, esta membrana maximiza a quantidade de luz natural difusa que entra no estádio pelas dezessete grandes claraboias de face norte do telhado.
Outros edifícios existentes de apoio também foram reformados para integrar o conceito geral de desempenho energético otimizado. Eles abrigam escritórios para o diretor do estádio e a equipe de treinamento, assim como workshops e espaços para o equipamento de manutenção do gelo. As plantas majoritariamente técnicas e extensos vestiários estão discretamente localizados abaixo da entrada pelo saguão no nível do gelo.