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Arquitetos: A3gm Arquitectos
- Área: 1575 m²
- Ano: 2011
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Fotografias:Jesús Granada
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo da intervenção é a ampliação de uma Escola de Educação Especial que consiste em dois edifícios separados construídos no final doas anos 70 em uma área urbana que, com o tempo, veio a ocupar uma posição central na cidade de Burgos. O novo edifício traz ao conjunto um elemento comum de acesso e comunicação vertical. Seu programa precisa atender não só às necessidades genéricas de uma escola (salas de aula, espaços versáteis, áreas administrativas) mas também outros requisitos de assistência específicos (salas de simulação, reabilitação, piscina de hidroterapia).
O edifício é projetado a partir de dois pavimentos de caráter e geometria diferentes. O térreo tem planta em "L", com um dos braços implantado entre os dois edifícios existentes, criando assim um amplo hall de entrada como um espaço de acesso e ligação entre as partes do conjunto. Neste nível se localizam as dependências que exigem mais espaço. O ginásio, no canto sudoeste, tem um papel volumétrico mais proeminente.
O primeiro pavimento, por outro lado, tem uma forma mais livre. É resultado da adição de paralelepípedos recuados em relação ao perímetro da cobertura do pavimento térreo. Estes volumes abrigam espaços que exigem áreas menores e são articulados através de um corredor central que acaba sendo a fachada principal, em uma passarela de vidro que conecta o conjunto todo neste nível.
A análise das contribuições da intervenção podem ser abordadas a partir do estudo da sustentabilidade ambiental e socioeconômica da operação.
Sustentabilidade ambiental: A procura por estratégias específicas de arquitetura sustentável esteve presente no projeto e nas soluções construtivas. O edifício incorpora mecanismos que resultam em eficiência energética, e prioriza o uso de sistemas ecológicos e de material reciclado e reciclável tanto quanto possível. Uma evidência do comprometimento com estes critérios é a categoria "B" em Eficiência Energética em Edifício Concluído (Finished Building Energy Efficiency) e o prêmio obtido na 4° Edição do Prêmio de Construção Sustentável de Castile e Leon.
Sustentabilidade socioeconômica: A decisão de reabilitar ao invés de realocar uma escola especial, geralmente afastada nas áreas suburbanas, tem um impacto positivo social e educacional. Ao preservar o local da escola em uma área importante da cidade, foram preservadas também as condições favoráveis para a integração dos alunos com necessidades especiais. Por outro lado, acreditamos que a intervenção proteja a consolidação urbana, necessária para manter equipamentos em áreas centrais.
Se olharmos os critérios econômicos, o uso do patrimônio construído e a atualização e melhoria das instalações existentes resultam na sustentabilidade da intervenção. A estratégia de "reciclagem da construção", podemos afirmar, racionaliza o uso de recursos materiais.