-
Arquitetos: Nobuo Araki
- Área: 155 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Bauhaus Neo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência com dois pavimentos e um deck é usada nos fins de semana e está localizada em Akiya, algumas horas de carro ao sul de Tóquio. Akiya, juntamente com a área vizinha, Hayama, é conhecida por sua concentração de casas de veraneio. O local é a encosta do litoral, onde o mar e as montanhas se encontram, a frente da casa é para o mar, enquanto a parte de trás olha as montanhas. O ambiente natural promete uma ótima estadia para o fim de semana.
A casa está estruturada para que o proprietário, um fotografo de Tóquio, e sua família desfrutem plenamente do ambiente nos fins de semana. O projeto inclui diversos espaços que podem ajudar a refrescar a mente após uma semana cheia de trabalho. Logo na entrada, há a opção de ir diretamente para a sala de estar ou subir as escadas para o deck da cobertura. Neste deck aberto, os moradores tem uma visão completa das montanhas, do mar e do céu. Indo direto para a sala de estar, eles terão a vista emoldurada do mar através das janelas. Quando a casa está vazia, as janelas são protegidas por portas deslizantes, uma vez que frequentemente ocorrem tufões durante o verão. Abrir estas janelas pode ser um ato interessante, que dá à família uma sensação imediata de prazer.
Os dois pavimentos e a cobertura promovem diferentes vistas do entorno: no primeiro, que são quartos e banheiros, abre-se para o talude de oliveiras; o segundo, onde está a entrada, tem uma grande sala de estar com janelas emoldurando o vasto oceano azul e na cobertura a vista da costa é panorâmica. O projeto funciona como um observatório pessoal em três camadas.
Algumas partes da residência incorporam estruturas lúdicas, onde são realizados ensaios fotográficos de luz e sombras. Por exemplo, uma abertura estreita como iluminação zenital muda constantemente o ambiente no reflexo com a parede de concreto. Embora a residência tenha esta visão de 360 graus, há deliberadamente um número limitado de janelas e aberturas. Ao invés de abrir-se generosamente ao seu entorno, a casa apresenta algumas experiências distintas e estimulantes para ver e sentir a natureza.