-
Arquitetos: Bob Ronday, Maxim Winkelaar
- Área: 335 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Chiel de Nooyer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo deste cliente era uma residência minimalista contemporânea, em combinação com um espaço de escritório. Os arquitetos Maxim Winkelaar e Bob Ronday conseguiram um projeto que atende exatamente os desígnios do cliente.
A casa é formada por dois pavimentos, e o térreo é constituído por dois volumes retangulares, sendo o menor rotacionado em 90 graus. Janelas de vidro fazem a conexão entre os dois volumes e a entrada da casa, e contém um átrio até o pavimento superior. O maior volume é projetado como um loft, um grande espaço aberto de 120 m² que contém uma cozinha com um bar, área de jantar, estar e sala de cinema. No menor volume fica o dormitório principal com spa (sauna seca e a vapor, jacuzzi, etc.) e um grande closet, além da garagem e a despensa. Os dois volumes são próximos da grande varanda na parte posterior do edifício, que é o coração do projeto. Com uma largura de 10 metros, ela intensifica a relação entre interior e exterior.
No primeiro pavimento há um escritório com terraço na cobertura, além de dois dormitórios de hóspedes e banheiros. O escritório pode facilmente ser transformado em uma sala de estar, permitindo que todo o pavimento superior seja um apartamento independente no futuro.
Aspectos sustentáveis
O plano e as funções da residência são organizados para aproveitar ao máximo a energia solar. As paredes externas e a cobertura tem uma espessura maior para aumentar a massa térmica, e a casa tem uma bomba de calor em combinação com um sistema de recuperação de calor. Na cobertura plana há painéis solares.Próximo da casa há uma lagoa natural com áreas úmidas naturais, o que faz com que a qualidade da água seja excelente sem a aplicação de eletricidade e toxinas.