- Área: 2123 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Miguel de Guzmán
Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização da nova sede da Prefeitura de Pizarra encontra-se fortemente determinada pela sua relação direta com a praça, que constitui um espaço público de encontro. Pela sua posição, excessivamente próxima ao edifício existente da Casa da Cultura, exigia duas operações básicas:
- O estabelecimento de uma plataforma de acesso a ambos edifícios que faz com que sejam entendidos como duas peças contíguas com uma base comum e um âmbito próprio.
- A geração de uma praça nos fundos com arquibancadas externas que resolve o forte desnível e da sentido ao espaço intersticial entre ambos os volumes.
A partir da Praça se acessa o edifício mediante uma ampla rampa de suave inclinação. Flanqueada por dois grandes volumes de concreto branco, se encontra a entrada e sobre ela a varanda.
Ultrapassado o acesso, o público encontra um âmbito de altura tripla, no qual se dispõem os distintos balcões de atendimento ao público. Se concebeu este espaço como uma rua pública que pode ser atravessada, estabelecendo uma continuidade com a praça - auditório da parte posterior.
O vestíbulo se ilumina através de grandes janelas que coeltam a luz captada pelas clarabóias do Salão de Plenos. Esta luz é controlada por ripas de madeira que adotam a mesma geometria dos painéis e persianas que revestem o edifício.
A volumetria exterior responde a uma organização em três corpos diferenciados construídos em concreto branco nos quais a textura em relevo de um deles é reforçada pelas sombras produzidas pela luz do sol. A fragmentação volumétrica permite articular as respostas que o edifício da a cada uma das situações urbanas que o rodeiam.