-
Arquitetos: J. Mayer H. Architects ; J. Mayer H. Architects
- Ano: 2013
-
Fotografias:Photographs of Architecture, Rainer Viertlböck, Markus Lanz, Dennis Bangert
O Schaustelle é um pavilhão temporário junto à Pinacoteca "Pinakethek der Moderne", em Munique. Ele foi projetado pelo internacionalmente renomado e premiado arquiteto Jürgen Mayer H., de Berlim.
O Schaustelle é um lugar de interação, uma galeria de arte provisória e um espaço para obras de grande formato e novos conceitos, tudo ao mesmo tempo. O projeto deve ser visto como uma plataforma para o intercâmbio transdisciplinar, reflexão, experimentos e processos em aberto.
Os sete meses de fechamento da Pinakothek der Moderne para reforma têm sido aproveitado pelos quatro museus abrigados sob o mesmo teto (arquitetura, arte moderna, trabalhos gráficos e design) como uma oportunidade de trabalhar em conjunto e interagir continuamente em um fórum aberto. Esta cooperação temática e conceitualmente interligada pelas quatro instituições - algo bastante único - permitirá um programa de eventos a ser criado que abrangerá os diferentes gêneros, em que o som vai ser visto como arquitetura, design como performance ou instalação, coreografia como um tipo de trabalho gráfico ou filme, etc.
O nome Schaustelle (local de show) evoca uma variedade de associações. Devido à sua estrutura de andaimes e containers faz referência indireta ao local de construção do museu adjacente. Ele também desenha um flexível ponto de parada provisória para pensar como novas ideias podem ser discutidas e desenvolvidas. O Schaustelle é um manifesto.
O edifício temporário projetado por Jürgen Mayer H. é alto e escorado por uma estrutura de metálica feito de elementos de andaimes reutilizados (espaço interior de 250 m², terraço no primeiro andar com 150 m² e uma plataforma de observação de 17 m de altura). A maioria dos elementos de construção, incluindo recipientes específicos e revestimentos sintéticos podem ser reutilizados após a desmontagem do Schaustelle e retornados para ciclo de construção. Desta forma, a produção de elementos não reutilizáveis foi reduzida a um mínimo. Este conceito de conveniência, flexibilidade e redução para o mais simples dos meios de programação é o Schaustelle como um todo.
"Para nós, uma respeitosa utilização de material sustentável para este edifício temporário era muito importante. O Schaustelle será simplesmente dissolvido ", explica o arquiteto Jürgen Mayer H.
Além da Stiftung Pinakothek der Moderne e do Estado Livre da Baviera, a empresa AUDI AG também foi conquistada como sócia para este atraente projeto da Pinakothek der Moderne.