-
Arquitetos: Studio di Architettura Daniele Menichini
- Área: 63 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova forma de alojamento que os clientes podem perceber como um jogo educativo onde agarrar a oportunidade de descobrir os elementos muito secretos de vida verde, sem abrir mão do conforto e do lado emocional de um feriado. Uma experiência que faz com que os hóspedes apreciem como todos os aspectos da construção sustentável maximizam o aproveitamento das energias e recursos ambientais. O objetivo do projeto é dar origem a um novo sistema de alojamento em hotel que está intimamente entrelaçado com o seu ambiente e conduz à melhoria da qualidade da oferta turística global através da combinação de diferentes soluções modulares, de bangalôs com banheiros, até apartamentos de dois quartos. GREEN_ZERO representa o resultado da cooperação de empresas que compartilham o mesmo DNA verde, que é de fato o verdadeiro valor acrescentado na base do desenvolvimento e da implementação de todo o conceito.
O módulo GREEN_ZERO é um sistema de arquitetura pré-fabricada, na qual o invólucro estrutural é feito inteiramente a partir de madeira, que é fornecida com uma armação e a sua estratigrafia, das partes horizontais e verticais, é caracterizado pelo suporte de carga e elementos de isolamento, que permitem a passagem de instalações, bem como a presença de uma câmara de ar, criada para obter um conjunto específico de acordo com as condições climáticas e, assim, ser premiado com a classificação Klimahaus A ou Klimahaus Ouro. A superfície exterior do revestimento integra um novo sistema de painel fotovoltáico bastante fino, o que permite fornecer todo o complexo de toda a instalação, com a energia elétrica necessária para o seu funcionamento. A membrana de zinco e titânio aplicada a este tipo de painel se prova altamente maleável e permite, assim, encaixar perfeitamente as superfícies curvas do módulo e criar todos os elementos técnicos fundamentais para a ventilação, a administração ou a recuperação da água da chuva.
Nossa responsabilidade com o meio ambiente é de fato o motivo de todo o projeto, que combina a arquitetura modular de Green-Zero com o design interior de Naturalmente Chic: uma dupla referência tanto ao "projeto invisível" quanto ao "projeto visível", ou seja, o edifício em sua totalidade, incluindo a fundação e sistema estrutural, todas as instalações e o uso dos recursos naturais locais, bem como todos os elementos de acabamento, iluminação, decoração e mobiliário, sem esquecer a seleção de fornecedores e instaladores que têm de garantir o mais alto possível padrão de sustentabilidade.
Em particular, a sustentabilidade do projeto vem em primeiro plano em vários elementos, tais como as células fotovoltaicas que cobrem a superfície exterior do reservatório e o uso de bombas de água, com uma capacidade máxima de cinco litros por minuto. Todo o resto está escondido debaixo da "pele" do invólucro, finalmente tornando-se seu coração batendo.
O sucesso deste projeto sustentável depende da sinergia entre clientes bem-educados, os processos de planejamento integrados, de maximização de orçamento, gerenciamento de projetos e seleção das empresas, todos orientados para a criação de um sistema que se esforça para ser totalmente sustentável, também em termos econômicos.