-
Arquitetos: Alejandro Restrepo-Montoya Arquitectura, Andrés Felipe Mesa Trujillo , Camilo Andrés Mejía Bravo; Alejandro Restrepo-Montoya Arquitectura, Camilo Andrés Mejía Bravo, Andrés Felipe Mesa Trujillo
- Área: 415 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Sergio Gómez
-
Fabricantes: Cabinas y Fachadas, Colbloques, Cubo Design, Decorcerámica, Facolcreto, Montajes del Acero, Pezeta Diseño y Mobiliario, Productos Arquitectonicos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa agarra-se levemente no topo de uma colina, gerando espaços exteriores e interiores para a vida familiar.
O acesso à casa se funde com a paisagem e descobre novos espaços. Um jogo de sensações define os primeiros passos. Através das escadas localizadas no pátio de boas-vindas, você chega a uma passarela que se estende por entre a vegetação da casa sobre um trabalho interessante usando água, como uma zona anterior antes de entrar na casa. O acesso à casa descarta a diferença entre a cidade e a paisagem, fundindo a cidade no cotidiano familiar.
A casa é um filtro entre a paisagem, os espaços domésticos e a cidade. A zona social concebida como uma planta livre, incorpora a sala de jantar, sala de estar e o estúdio, e ao lado dele está o grande terraço, formado como uma reinterpretação de um local de encontro fora da casa.
Espaços exteriores são a continuidade da vida familiar: uma grande esplanada começa logo após o terraço e é o lugar para brincar, observar e sentir a relação da casa com a paisagem.
Este terraço-varanda que funciona como uma transição entre a casa e a paisagem, é um lugar que permite esta relação e também funciona como um protetor solar para evitar que a luz do sol entre em casa durante as tardes. A zona dos quartos, localizada no mesmo nível, gera no exterior, um pátio limitado pela própria casa e uma pequena colina com espécies nativas plantadas.
A zona de serviço, garagem e lavanderia estão localizadas no nível mais baixo, cercada por paredes de pedras pretas.
Os contrastes entre leveza e resistência entre os materiais e a forma da casa de geram a aparência de uma caixa de luz suspensa sobre o monte.