-
Arquitetos: Hideo Kumaki Architect Office
- Área: 130 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Yukinori Okamura, Mayuko Ebina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tela verde, côncava em frente ao edifício, é um elemento muito importante para explicar este projeto. Esta tela funciona como proteção solar do ambiente interno, e para a utilização da sala de jantar externa tendo em mente o período entre Julho e final de Outubro. A tela é um ajuste de conforto térmico, necessário para evitar grandes gastos de energia elétrica com ar condicionado. É eficaz e contribui de alguma forma com o meio ambiente. De fato, uma diferença de 10 graus entre seu exterior e interior foi confirmada, e também pelo efeito de refrigeração do plantio de vegetação e da entrada de ar frio no ambiente. Dessa forma, é possível permanecer a uma temperatura agradável graças à tela, e se sentir confortável e relaxado para contemplar o verde da sala de estar e jantar. E é possível ainda ir até o terraço para almoçar e brincar com as crianças em um amplo espaço. Sinto que foi uma recompensa da natureza. Podemos ter um programa passivo como este em mais casas e desfrutar da contribuição com o meio ambiente e da criação do espaço com prazer.
Em relação a uma existência prévia, o local do cliente era um campo de cultivo utilizado pelos antepassados no pré-guerra. E sua mãe fez um jardim de rosas, amado pelos vizinhos. Dessa forma, a afeição do cliente pelo lugar era profunda, e ele quis mantê-lo para construir, de certa forma, os resquícios de um antecessor. Era utilizado para o cultivo anteriormente, mas depois de abandonado se tornou um lugar onde a vegetação natural cresce de forma exuberante.
O lugar não foi totalmente renovado, mas foram propositalmente deixados alguns resquícios, e a ligação com os dias atuais se tornou um fluxo natural. O pátio (jardim) foi feito a partir da forma onde duas cerejeiras existentes se conectam, e um canteiro de rosas é disposto voltado para a estrada, de forma que a vizinhança possa apreciá-lo. Estudei a posição das plantas e paredes para que o vento corra do sudoeste para a área nordeste, para que este elemento indispensável para o crescimento das plantas atravessasse o lugar. E ele entra no ambiente mesmo que se abra qualquer janela do lado do jardim. O ar frio entra na sala pelo efeito natural, onde há uma tela verde no verão.
No caso do ambiente considerado como sala, constituído por paredes, há uma tendência de que os limites assumidos sejam utilizados para definir o uso. Dessa vez, tendo determinado os limites com cantos arredondados, a unificação se deu por áreas, de forma que dois espaços sejam percebidos como um único ambiente.