O mais recente empreendimento do estúdio milanês RRC Studio, a Xiang River Tower, abrigará usos residenciais e corporativos em Changsha, uma cidade em rápido crescimento na China. Localizada próximo ao rio Xiang, em uma área valorizada do centro da cidade, a torre dominará o skyline da cidade.
Leia, a seguir, a descrição dos arquitetos...
O conceito para a Xiang River Tower veio da ideia de caixas chinesas contidas em uma única grande caixa - cada uma apoiada sobre a anterior, abrigando diversos programas. Residências de alto padrão ocupam a metade superior do edifício, a parte central é ocupada por um hotel enquanto que a porção mais baixa abriga um conjunto de escritórios.
Nos níveis superiores os três programas se encontram em espaços de recreação e no spa. Além disso, a cobertura apresenta uma piscina e um belvedere.
No embasamento da torre, diferentes espaços de lazer criam uma extensão da praça e dos parques públicos que cercam o terreno. O grande hall de entrada serve como ponto de distribuição para a torre e oferece um local de encontro para os diferentes usuários.
A Xiang River Tower incorpora práticas sustentáveis através de sistemas construtivos avançados, uma fachada dupla e uso da ventilação natural. Devido à sua altura, o edifício apresenta um gradiente natural de temperatura e é atingido por fortes ventos que diminuem a necessidade de controle artificial de temperatura. Esta estratégia é um modo sustentável de reduzir o consumo energético de energia.