Parte da programação expandida da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, a exposição “Anhangabaú: Jardim tropical”, tem como tema o projeto de Lina Bo Bardi para a recuperação do Vale do Anhangabaú.
Em 1981, Lina Bo Bardi participou do Concurso Nacional de Projetos para a Recuperação do Vale do Anhangabaú com uma proposta provocadora. Para a transformação do fundo do vale em um parque com solo permeável e densa vegetação, Lina criou um longo viaduto elevado para os carros. A altura, largura e desenho sinuoso geraram o apelido “tobogã” e chamaram a atenção dos arquitetos. Segundo Renato Anelli, curador da exposição, “as proporções e formas do viaduto diferiam das obras de infraestrutura existentes na cidade – os pilares em forma de árvore erguiam o fluxo dos carros para uma altura muito superior aos viadutos que atravessam o vale”.
Lina também propunha novos programas para os edifícios limítrofes, entendendo que seus novos usos seriam essenciais para a dinâmica do vale. O parque ousava ainda trazer para o centro da cidade a vegetação e a fauna típica da região. “Como no vão do Masp, seria um espaço livre para o povo e seu modo de viver e se divertir”.
“Anhangabaú: Jardim tropical” reúne desenhos originais, croquis de Lina Bo Bardi e equipe e uma maquete confeccionada para a exposição, que abre ao público de 13 de outubro a 24 de novembro (de quinta a domingo, das 11h às 16h), na Casa de Vidro, moradia do casal construída em 1951 no Morumbi.
Para mais informações, por favor, visite a página do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.
Título
Exposição "Anhangabaú: jardim tropical"Website
Organizadores
De
13 de Outubro de 2013 11:00 AMAté
24 de Novembro de 2013 04:00 PMOnde
Casa de Vidro - Instituto Lina Bo e P.M. BardiEndereço
Rua General Almério de Moura, 200 - Morumbi, São Paulo, 05690-080, Brazil