- Área: 645 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos convidados a construir um jardim de infância adaptando o piso térreo de uma antiga sede de fazenda. No primeiro andar, uma sala polivalente com uma entrada separada também era uma exigência.
A natureza do terreno com terraços determina o uso de uma rampa dupla de descida para entrar na escola e, ao mesmo tempo, permite o acesso à sala polivalente através de um corredor que é quase ao nível do solo.
Planejamos o projeto como um conjunto entre o edifício existente e a nova construção. O novo edifício é composto de diferentes faixas que penetram na estrutura da casa da fazenda conforme as necessidades do projeto.
A primeira faixa de concreto corre ao longo da fachada sul e substitui uma seção da parte inferior da antiga construção, a fim de incorporar as saídas da escola voltadas para o pátio de jogos e uma varanda de proteção.
A segunda faixa, da mesma largura que a das salas de aula, é construída com peças pré-fabricadas de concreto que compõem um piso suspenso para servir como um terraço para a sala polivalente. A faixa vira-se para cima verticalmente no final para gerar um intervalo para a prancha de madeira e ocultar a parede lateral.
Outra faixa de ladrilhos de cerâmica cria uma clarabóia sobre a passagem para a escola e leva para a sala polivalente, ao mesmo tempo incorporando os banheiros.
Uma outra faixa termina antes de conectar-se com a fazenda, a fim de formar o pátio de jogos.
Os materiais utilizados procuram fornecer uma atmosfera neutra, austera, deliberadamente evitando um excesso de estimulantes permanentes.
Adicionais, ornamentação e cores serão mais do que oferecidos pelos futuros pequenos usuários e seus responsáveis, que poderão renovar a decoração com a freqüência que gostarem, e de modo muito mais eficaz do que poderíamos.