-
Arquitetos: Formwerkz Architects
- Área: 5000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias: Albert Lim
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa na Cove Drive em Sentosa está instalada num terreno levemente inclinado frente à um lago artificial. Constuída para uma família pequena que preza bastante por sua privacidade, a casa dá as costas para a rua e para as laterais onde estão os vizinhos. Como um monolito descansando por sobre os jardins, o volume único e facetado da casa abriga os espaços principais com as vistas para o corpo d'água. A entrada principal nos leva ao centro da casa, com as salas de estar e sala de jantar nas laterais. Os pavimentos superiores são divididos na metade, em dois volumes que abrigam os dormitórios da filha e do casal.
O porão abriga o quarto de hóspedes, a sala de jogos, os serviços e a garagem, amplamente iluminados e ventilados pelos pátios afundados.
A massa edificada é deliberadamente mantida pequena para criar mais espaços de jardim dentro do terreno apertado. A geometria é derivada da negociação com os parâmetros de planejamento impostas ao bairro e o desejo de simplificar a forma construída. As fachadas frontais e laterais são emparelhadas para baixo com aberturas nas paredes que estão estrategicamente posicionadas para permitir melhor iluminação natural com o mínimo comprometimento da privacidade. As paredes inclinadas nos cantos permitiem uma área menor, ao mesmo tempo que expande o volume interno nos níveis superiores.
Como suas formas são simples, poucos materiais foram utilizados. As fachadas são inteiramente revestidas em madeira acinzentada. Os interiores adotam uma paleta mais clara, de madeiramento de carvalho e pedras em travertino. Durante a noite, fragmentos dos espaços interiores podem ser vistos na fachada. O volume mudo e impenetrável gradualmente dá lugar aos volumes internos de luz, revelando a complexidade interna.