- Área: 1425 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Adriá Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. ORIGEM: O edifício do Ateneu Popular de 9 Barris foi uma antiga usina de asfalto ocupada pelos moradores do bairro vizinho no final dos anos 70 para convertê-la na primeira fábrica de construção da cidade de Barcelona.
USOS: O Ateneu funciona desde 1978 e tem, desde a sua criação, o circo como um elemento identificador. É uma verdadeira "escola de participação", que incentiva o compromisso social e a solidariedade entre os cidadãos.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS: Queríamos que o ritmo constante da estrutura existente se convertesse em um parceiro do projeto, tornando-se a chave geradora do mesmo:
- Promovemos a organização funcional/distributiva existente tornando mais consistente a relação entre os espaços da zona 1: ginásio/escritórios, zona 2: bar e zona 3: teatro.
- O espaço aberto localizado entre as zonas 1 e 2 se fecha e passa a ser o verdadeiro hall do edifício.
- Mantivemos e aproveitamos ao máximo o volume da nave central criando grandes espaços abertos e permeáveis entre eles.
- O pórtico exterior da estrutura existente se incorpora ao volume interior e é reinterpretado como elemento de comunicação e de distribuição: desmontamos a parte correspondente à cobertura leve para construir uma cobertura plana. Esta faixa serve como marquise e, ao mesmo tempo, corredor técnico e sala de instalações.
- Transformamos as pequenas janelas e portas do edifício original em uma abertura unitária modulada. (23 módulos de 5 metros de largura x 4,5 metros de altura).
- Independentemente das molduras de alumínio, que aparecem na maioria dos módulos, apenas dois materiais são combinados na fachada: vidro u-glass (duplo e leve como revestimento) chapa metálica dobrada, lisa ou perfurada segundo a posição e necessidade.