-
Arquitetos: Matteo Thun & Partners
- Área: 4000 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Christian Wöckinger, Jens Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído no ponto mais alto de Katschberg Alpline Pass, a 1.600 metros de altura, as duas torres de apartamento monolíticas representam um portal quase simbólico entre as duas províncias, Salzburg e Kärnten, e foram apontadas como novos marcos para a cidade atual.
Equilibrando o respeito pela natureza e tradição, assim como os interesses da indústria turística, são delineados os requisitos essenciais. Construir nos Alpes requer uma constante busca pela estabilidade, e por novas soluções para a construção de edifícios ecologicamente justificáveis.
Para Katschberg, uma estação de esqui tradicional austríaca entre Salzburg e Caríntia, Matteo Thun conscientemente criou dois edifícios verticais - evitando a expansão urbana (sprawling) nesta área tradicional de esportes de inverno. Ao preservar o solo verde circundante e ao reduzir a área construída ao mínimo, uma solução foi encontrada em consonância com o meio ambiente.
Este conceito arquitetônico evitou as complexas instalações de infraestrutura para eletricidade e abastecimento de água, e nenhuma estrada complementar foi necessária para conectar as duas torres de apartamentos ao Hotel Cristallo, vizinho do local, fornecendo todo o serviço necessário para as residências.
Duas estruturas cilíndricas são envolvidas por uma estrutura arredondada com padrões em forma de diamante feita com madeira de lariço local, que simboliza a associação direta com o meio ambiente, fundindo o interior e o exterior.
As duas torres residenciais circulares com diferentes alturas equilibram o terreno existente, medem 20 metros de diâmetro e abrigam 64 apartamentos variando de 45 a 180 metros quadrados. Layouts idênticos com escalas diversas permitem vistas panorâmicas em todos os apartamentos em direção a paisagem natural e inalterada. Ao utilizar materiais naturais, os interiores de cada residência tem layouts generosos projetados; linhas e formas são claras e leves. Dois estilos diferentes de decoração proporcionam a escolha por uma configuração básica: uma moderna e urbana ou uma opção mais clássica, alpina tradicional. Todo o complexo é aquecido por uma usina nas proximidades, que proporciona energia de biomassa.