-
Arquitetos: Arias Recalde Taller de arquitectura
- Área: 257 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. C&C formam um jovem casal que vive em uma casa alugada e sonham com a casa própria.
A atual situação econômica e a falta de crédito tornou seu sonho impossível, já que eles não poderiam dar ao luxo de comprar uma casa ou um terreno com os preços atuais do mercado.
Tempo de crise - tempo de oportunidade. Os pais de C tem há anos uma segunda casa que usam para os fins de semana e, parcialmente no verão, construída em um bairro da periferia de Granada, se adapta às necessidades que C&C requerem para sua casa, então lhes foi oferecida como um ponto de partida.
C & C buscam uma casa espaçosa, com muita luz, eficiência energética e aproveitamento máximo das vistas incríveis que o terreno proporciona.
Propusemos uma reestruturação e a ampliação da casa existente, renovando suas instalações e sua fachada, completando um programa que permite acomodar a casa do casal e a estadia dos pais de C.
C terceiriza as etapas que necessitam de uma intervenção especializada (demolição, estrutura e instalações), mas recruta alguns amigos para ajudá-los nos fins de semana em troca de churrascos e um dia gostoso.
C não se rende e sempre compara os preços para conseguir a melhor oferta, aluguem de máquinas e equipamentos auxiliares e o grupo de amigos que ajuda na fachada.
O objetivo era de construir uma casa bem isolada termicamente para que consuma menos energia, utilizando materiais de alta qualidade energética e melhorando.
- Os vidros das janelas são duplos com dupla camada de argônio, o que aumenta a capacidade de isolamento.
- Os caixilhos são de alumínio de alta qualidade com isolante térmico.
- O isolamento das fachadas foi feito com lã de rocha de 80 mm de espessura e uma membrana impermeável. Além do isolamento, existe um câmara de ar de 2 cm sob a camada externa do painel de madeira - cimento, o que melhora o isolamento da fachada.
Graças à continuidade do invólucro isolante, conseguimos evitar juntas térmicas entre as vigas e este material. Ao aumentar o isolamento e evitar estas juntas, alcançamos uma baixa transmissão térmica de 0,31 W/m² K.