- Área: 7000 m²
-
Fotografias:Peter Clarke
-
Fabricantes: GKD Metal Fabrics, George Fethers
Descrição enviada pela equipe de projeto. Já foi inspiração de um dedicado web-site para fãs, de gerações de fantasias, além de incontáveis vídeos tributo no YouTube, e agora inspira um edifício. Isso mesmo, o projeto de um novo residencial de quatro andares de Elenberg Fraser chamado Luna, em Barkly Street, St. Kilda, é baseado no famoso biquíni dourado de "dançarina" da Princesa Leia, destaque em Star Wars, Episódio VI: Retorno de Jedi. Enquanto a forma curvilínea de Luna ecoa as linhas drapeadas das vestes brancas habituais de Leia, o vidro dourado cintilante e os materiais de malha de metal combinam perfeitamente com as cores e texturas da camisola dourada.
Callum diz que "a ciência da construção é a ciência da percepção". O revestimento metálico parece quase intangível, pairando entre a realidade e a fantasia - um paralelo sobre a tensão entre o interior e exterior de nós mesmos. Quantos de nós revelamos; o que é introvertido e o que é extrovertido?
A cena bizarra deu ao público a resposta a sua pergunta pungente: o que Leia esconde sob seus robes? Luna era a resposta para o enigma contínuo da vida em apartamento - como manter a privacidade, as luzes acessas e ainda apreciar a vista? E como Leia, que superou a indignação e humilhação de ser escravizada como dançarina do Jabba the Hutt utilizando sua força interna, - Luna não é apenas um rostinho bonito.
Para tratarmos de questões como privacidade, luz e visibilidade, projetamos um sistema de persianas operáveis, que cobrem o edifício todo, protegendo seu interior e abrigando uma série de luzes que oferecem aos residentes o controle final sobre não só o que veem, mas sobre o que pode ser visto deles! Ao acender as luzes internas o interior do apartamento é refletido nas janelas, e as pessoas do lado externo podem ver dentro, no entanto, quando as luzes externas são acesas iluminam o interior, deixando as janelas transparentes e impedindo que as pessoas de fora vejam dentro do apartamento por causa do reflexo das luzes no vidro.
Se você é pró-voyeurismo ou anti-exibicionismo, na Luna poderá ter certeza de que as pessoas somente serão capazes de ver o que voce permitir!
Além do formato curvo, o sistema de iluminação revolucionário e a fachada em reluzente, Luna é também a primeira orientação espacial e projeto de sinalização finalizado de Elenberg Fraser para apartamentos multi-residenciais. Um Sith Lightsaber vermelho fica de guarda, como um sentinela, na entrada de Luna, e a luz vermelha guia através da galeria comercial até os apartamentos no andar de cima. Os feixes de luz em LED branco são utilizados no lobby e por todo piso térreo; criamos um sistema de numeração usando ponto-traço para identificar os apartamentos.