- Ano: 2013
-
Fotografias:Eva Cotman & María Ceballos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto visa renovar e melhorar um apartamento em Raval, no bairro Cidade Velha, em Barcelona. Um bairro que costumava ser conhecido por sua vida noturna e insegurança, Raval mudou significativamente nos últimos anos e tornou-se uma das atrações turísticas do centro da cidade. Hoje é o lar de muitos bares, restaurantes, museus e galerias de arte, o que tornou-o muito popular entre os jovens profissionais e estudantes. Os clientes são um jovem casal com uma vida social intensa, que utilizam totalmente todas as atividades culturais que esta região oferece. Por essa razão, necessitam um espaço aberto para compartilhar com os amigos, e um espaço fechado só para eles.
O que nós encontramos ao entrar no apartamento é um conjunto de espaços alojavam usos diversos que tinha acumulado vários elementos e camadas nas paredes e tetos ao longo dos anos, criando um ambiente pouco funcional. Ainda que o apartamento não tivesse um valor patrimonial excepcional, a sua história é atraente, especialmente no sentido de materiais construtivos.
O apartamento agrega valor aos materiais originais, como o teto com vigas de madeira com cerâmica e paredes de tijolos, que foram pintadas de branco para uma base neutra, como uma tela em que os proprietários irão preencher com cor e vida. No projeto foi dada muita atenção em maximizar o espaço do dia (estar + jantar + cozinha), criando uma interação visual entre diferentes partes da casa, mantendo a privacidade do resto dos espaços.
Sendo um pequeno apartamento de apenas 40m², foram utilizados elementos de mobiliário que podem oferecer multifuncionalidade. O coração da casa é em torno da biblioteca, que separa o closet da cozinha e, ao mesmo tempo, conecta a sala de jantar com a sala de estar e a cozinha. Esta biblioteca é usada como uma escada para acessar o pequeno loft, que abriga a cama de hóspedes e também serve para acessar os armários localizados no teto acima do espaço da cozinha. Assim, com um único elemento, alcançou uma comunicação circular dentro do pavimento e fez um melhor uso do espaço. É um apartamento compacto, com elementos multifuncionais para oferecer flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes usos, um "mini-espaço" com uma "maxi-funcionalidade".