-
Arquitetos: Architecture Urbanisme et Paysage
- Área: 43500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Stephane Bis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O eixo de mobilidade Haluchère está localizado na borda nordeste do centro da cidade. Atualmente, combina uma linha de bonde, um trem regional e um terminal de ônibus (com 10 vagas). No entanto, este eixo é na verdade uma parte de um projeto maior, que irá conectar não apenas as linhas metropolitanas 1 e 2 de Nantes, mas também a cidade Chateaubriand (localizada a 60 km ao norte). O AUP foi contratado pelo SEMITAN (Departamento de Transporte de Nantes) para transformar um grande espaço aberto, e utilizado anteriormente como estacionamento, em um grande centro de mobilidade.
Hoje, o edifício abriga um grande salão coberto (3.300 m²) onde passa o bonde e o trem de passageiros, dois abrigos técnicos, um edifício de controle de tráfego e estacionamento de superfície com capacidade para 180 vagas. Este grande salão foi dimensionado para acomodar até 30 mil passageiros por dia.
O volume deste salão tem como objetivo estruturar um grande espaço público aberto. Ele consolida o tecido urbano existente, fornecendo novas conexões de pedestre. A massa criada pela prefeitura equilibra os volumes existentes. A arquitetura tende a parecer camadas colocadas em ordem sobre uma mesa. As peças verticais das "camadas" são feitas em vidros que protegem o edifício do vento oceânico. A estrutura da cobertura é feita com vigas de madeira apoiadas em três fileiras de pilares em V com seis metros de altura. A cobertura tem 2.200 m² de células fotovoltaicas que podem produzir até 99 KW/ h. Todos os móveis foram projetados especialmente para este edifício.