- Ano: 2008
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. As 3 casas no Meco situem-se uma faixa estreita perpendicular à rua. Agruparam-se as duas primeiras casas (casa 1 e casa 2) na parte plana e mais próxima da rua e acomodou-se a terceira casa (casa 3) no terreno a Poente.
A casa 3 adaptou-se à topografia, ajustou-se à presença das árvores existentes, e aproveitou as vistas através de um sistema de terraços que prolongam a casa no exterior. Ao contrário as casas 1 e 2, mais expostas às construções vizinhas, aproveitaram uma relação mais intimista gerada por um sistema de pátios.
Ponto de partida importante foi a impossibilidade de qualquer sofisticação construtiva optando-se por sistemas de construção correntes. Assim criou-se um léxico arquitectónico minimal composto por volumes brancos desiguais, numa sequência pouco ordenada. Este jogo foi complementado com a austeridade dos materiais escolhidos e com um sistema livre de abertura. Procurou-se uma composição de conjunto que reporta a um sistema livre de regras rígidas.