Considerado um dos melhores restaurantes japoneses da Cidade do México e, devido ao seu notável sucesso, o Tori-Tori agora se mudou para um local maior, na mesma área de Polanco. O novo projeto é de Rojkind Arquitectos em parceria com o estúdio de design Esrawe Estúdio.
A área residencial de Polanco, sofreu alterações em seu zoneamento, muitas casas foram transformadas em espaços de escritórios ou restaurantes. Rojkind e Esrawe queriam dar força suficiente ao programa propondo transformar o espaço de dentro para fora. O foco principal foi colocado na reforma da casa, desestruturando o interior residencial, para produzir um ambiente completamente diferente.
Embora os requisitos do cliente estivessem orientados a uma interpretação japonesa, esta não era literal: buscava um local com expressão própria, contemporâneo e cosmopolita, realçando suas condições espaciais atuais, através de experiências diferentes. Uma nova gama de espaços – o terraço , o bar de saquê e o templo privado – foram especialmente orientados aos exigentes amantes de sushi.
A fachada orgânica do edifício e o paisagismo foram cuidadosamente concebidos para tornar-se uma extensão do restaurante e criar uma forte relação entre o interior e o exterior.
O interior recebe o exterior com contrastes sutis. Cada ambiente tem sua natureza própria e mostra uma relação clara com a sua função. O mobiliário foi inspirado e criado para Tori Tori e desenvolvido especificamente para cada espaço. Durante mais de oito meses uma coleção completa de cadeiras e mesas, foram concebidas tanto para uso exterior, como interior.
“Buscamos no projeto uma oportunidade de conexão entre os usuários e os diferentes ambientes. Os materiais, a configuração e as características do mobiliário geram, em cada espaço, um amplo espectro de opções e sensações para os seus clientes.” Héctor Esrawe, Esrawe Estúdio
A fachada, que parece surgir da terra e subir pelo edificio – mimetizandose à hedra natural que rodeia os muros de contenção – se compõe de duas placas de aço auto-portantes, cortadas com uma máquina de CNC e feitas a mão com especificações exatas. A textura da fachada responde às aberturas do interior, filtrando a luz, as sombras e os pontos de vista que constantemente invadem os espaços interiores. Uma atmosfera enriquecida por um espectro de mudanças sutis.
“Na Rojkind arquitectos somos muito rigorosos em relação às experiências com design digital, e também com a execução da construcão. Por isso estamos especialmente enfocados em como traduzir geometrias complexas em desenhos muito simples e compreensíveis, que se beneficiam dos procesos de fabricação local, como é o caso deste trabalho na Cidade do México.” Michel Rojkind, Rojkind arquitectos
- Texto: Rojkind Arquitectos + Esware Studio