- Área: 1185 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como contrapeso ao fracasso dos modelos de habitação social periférica desenvolvidos durante os últimos quinze anos na ZMVM (Zona Metropolitana do Vale do México), as autoridades da Cidade do México promoveram, nos últimos anos, diversos programas de desenvolvimento de habitação social e popular em solo urbano.
ITI68 é um projeto de habitação popular localizado na intersecção de dois corredores de urbanização intensa na Cidade do México. Estes corredores, caracterizados pela concentração de oferta de transporte, equipamentos e serviços têm, entretanto, um número significativo de vazios urbanos, ideais para a inserção de habitação de densidade média e alta.
A situação do projeto, em frente a uma via motorizada de alta velocidade, definiu desde o início sua postura em relação ao entorno: entende que esta paisagem é vista a partir do carro, percebida em movimento e acompanhada de flashes de informação visual como publicidade, infraestrutura, etc.
A resposta do projeto se configura a partir da síntese de elementos arquitetônicos: um volume homogêneo, composto por alguns painéis sólidos coloridos e outros envidraçados, apoiado sobre uma base mais sóbria, na escala da rua, do pedestre. Queremos criar uma nova referência urbana que de alguma maneira decante as vibrações visuais externas para inserir-se nele.
Em relação ao programa, o projeto desenvolve duas tipologias de habitação, que variam entre 45m² e 52m², organizadas em três volumes independentes, com circulação e pátios de iluminação e ventilação entre eles. Entendemos que a habitação popular, particularmente aquela desenvolvida em solo urbano, precisa de certos instrumentos e estratégias para ser bem sucedida, tais como a ideia de racionalidade em contraposição à de padronização; ou a ideia de adaptabilidade em relação ao conceito de habitação mínima. A definição técnica, construtiva, funcional e plástica do projeto se baseia nessas premissas.
As soluções das fachadas interiores tiveram pelo menos dois desafios: deslizar passagens ente espaços e moradias, alcançado através da implantação geométrica de painéis sólidos e envidraçados; e dar certa personalidade a cada um dos volumes através da aplicação de séries cromáticas em cada pátio.