-
Arquitetos: de-so
- Área: 1740 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hervé Abadie
Descrição enviada pela equipe de projeto. A 'boiserie', que se traduz "trabalho de madeira" é um centro de eventos multi-funcional com capacidade para 1.000 pessoas. O edifício surge da paisagem de parreiras de Provença, na França, e é dominado pelo gigante Monte Ventoux. É um exemplo único de construção de madeira e palha.
O programa está dividido entre dois volumes para suavizar seu impacto sobre o ambiente. O Pavilhão de entrada é um edifício baixo horizontal inspirado na nos terraços de pedra da região, chamados "restanque" em francês. Este pavilhão se abre para a paisagem. No fundo, a fachada inclinada de cedro de 12 metros protege sombreia e protege as paredes externas da sala de concertos. O ângulo das da pele de madeira faz referência às encostas do Monte Ventoux e cria uma silhueta que comunica o caráter cívico da sala de encontros.
O filtro inclinado é feito de ripas de cedro cinza-prata, que projetam sombras animadas nos planos de cor ocre do salão. Esta dupla fachada cria profundidade e uma vibração de cor e luz. À noite, o edifício fica aceso entre as duas peles, como uma lanterna brilhante.
O interior atípico da sala de concertos espelha o exterior com as ripas de madeira nas paredes e no teto usando o mesmo ritmo. A madeira externa é essencialmente virada do avesso para voltar a expressar o volume majestoso. Este ambiente de madeira evoca o tradicional salão francês e é ideal para uma variedade de configurações possíveis. O espaço é equipado com arquibancadas dobráveis. Pode ser iluminado naturalmente ou completamente sombreado. O uso da madeira e da palha resultam em um ambiente acústico versátil.